Competências na formação docente: um olhar hermenêutico
Resumo
A tese intitulada Competências na formação docente: um olhar hermenêutico inscreve-se no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objeto de pesquisa a abordagem crítica e hermenêutica da Pedagogia das Competências, implementada na educação brasileira nas recentes reformas curriculares. A pesquisa propõe investigar quais as possibilidades e os limites da Pedagogia das Competências, enquanto fundamento teórico para a formação docente e para a educação. A tese serve-se de uma interpretação do conceito de competência comunicativa, desenvolvido pelo filósofo alemão Jürgen Habermas, utilizando-o como contraponto à noção corrente de competência no discurso pedagógico, buscando assim contribuir para a discussão a partir de uma perspectiva filosófica sobre a formação. Por meio disso, pretende-se oferecer modos de compreender os limites de uma concepção pedagógica de competência submetida aos ditames da razão instrumental. Para tanto, é proposta a assunção de uma racionalidade baseada na compreensão intersubjetiva, pautada na capacidade dialógica e comunicativa dos sujeitos, atenta aos critérios da correta argumentação e do entendimento em substituição à mera adequação entre meios e fins, matriz epistêmica da razão instrumental. A metodologia de pesquisa atende aos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, servindo-se das técnicas interpretativas da hermenêutica reconstrutiva de Habermas. Propõe-se, como questão geral de pesquisa, analisar os fundamentos filosóficos da Pedagogia das Competências, perscrutando suas origens e limites, a fim de conhecer as diferentes possibilidades de desenvolvimento da experiência educativa que emerge quando da assunção do conceito de competência comunicativa. Sendo assim, em que sentido a competência comunicativa contribui para o redimensionamento do horizonte de trabalho fixado pela Pedagogia das Competências? É possível repensar os saberes práticos e usuais alicerçado na racionalidade instrumental, os quais permeiam essa proposta, visando a expansão de seu universo de interlocução com a inclusão de novas competências? Busca-se, portanto, na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, a inspiração para dar conta das reflexões filosóficas que se fazem necessárias e, na hermenêutica reconstrutiva, o aporte interpretativo para a análise crítica do paradigma educacional das competências.