Projeto de um data warehouse na área de vendas
Abstract
Diante do advento da globalização, o termo competividade tornou-se ainda mais presente entre as empresas. Sendo assim, tomar decisões estratégicas pode ser o grande diferencial para continuar na disputa de novos domínios de mercado.
Empresas podem armazenar um enorme volume de dados, com isto existe a preocupação de como usá-los de forma com que possam servir para a tomada de decisões. Como solução, manifesta-se a ideia de utilizar um Data Warehouse, onde é possível armazenar informações advindas de sistemas On-line Transaction Processing, responsáveis pelas transações diárias, em forma de histórico.
A partir da modelagem de um Data Warehouse torna-se viável a análise detalhada de dados através de ferramentas On-line Analytical Processing, que permitem a visualização de resultados por meio de relatórios.
Este trabalho tem como objetivo principal projetar um Data Warehouse, através de uma base de dados OLTP de uma rede de supermercados. Para isto criou-se um esquema de modelagem do tipo estrela e a partir dele utilizou-se ferramentas OLAP para analisar dos dados.
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