Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStevens, Leandro
dc.creatorLima, Gerônimo Souto
dc.date.accessioned2022-06-28T16:42:51Z
dc.date.available2022-06-28T16:42:51Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25116
dc.description.abstractThe purpose of this research is to explore the potentialities of the social media website Twitter, as a space for narrative production, with the main goal being to observe the ways in which the author Adam Ellis appropriates the resources of the platform to develop his narrative “Dear David”. Therefore, the first chapter of this work is a contextualization about what are narratives, how they are structured and the elements thay composse them, in addition to that, the relationship between reality and fiction are also approached, since the narrator utilizes a diaristic language, of personal reporting to tell his story. Following up, the internet is approached, since its creation, until the emergence of Computer Mediated Comunication tools, and the birth of Participation Culture, which brought along the democratization of contente production; Twitter is then presented. After a brief presentation of the research object, the methodological proceedings of Critical Analysis of Narrative, by Motta (2013) and Narrative Analysis, by Gancho (1993), are presented, which were amalgamated into a unique methodology for the analysis of Dear David. From this methodological input, the narrative elementos and strategies for the production of a realism effect employed by Ellis were identified, in order to discuss how the narrative is constructed on Twitter. It is verified that Ellis did full use of the resources offered by Twitter and used the limitations imposed by the social media to his own favor, creating a fluid and engaging narrative, displaying how favorable Twitter is for the production of narratives.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectMídias sociaispor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectTwitterpor
dc.subjectDear Davidpor
dc.subjectAdam Ellispor
dc.subjectSocial mediaeng
dc.subjectNarrativeseng
dc.titleQuerido David, você é real? Análise de uma narrativa produzida no Twitterpor
dc.title.alternativeDear David, are you real? Analysis of a narrative produced on Twittereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Produção Editorialpor
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa tem como propósito explorar as potencialidades da mídia social Twitter enquanto espaço para a produção de narrativas, tendo como objetivo principal observar de que formas o autor Adam Ellis se apropria dos recursos da plataforma para desenvolver sua narrativa Dear David. Para tanto, o trabalho tem como primeiro capítulo uma contextualização acerca de o que são narrativas, como se estruturam e os elementos que a compõem, ademais, também é abordada a relação entre realidade e ficção, haja visto que o narrador utiliza uma linguagem diarística, de relato pessoal para contar sua história. Na sequência, aborda-se a internet, desde sua criação, até o surgimento de ferramentas de Comunicação Mediada por Computador e o nascimento da Cultura de Participação que trouxe consigo a democratização da produção de conteúdo; é, então, apresentado o Twitter. Após uma breve apresentação do objeto, são apresentados os procedimentos metodológicos de Análise Crítica da Narrativa, de Motta (2013) e de Análise de Narrativa, de Gancho (1993), que foram amalgamados e adaptados para uma metodologia própria para a análise de Dear David. A partir desde aporte metodológico, foram identificados os elementos da narrativa e as estratégias de produção do efeito de real empregadas por Adam Ellis, para então discutir a forma como a narrativa se constrói na plataforma do Twitter. Constatou-se que Ellis faz pleno uso dos recursos oferecidos pela mídia social e usa as limitações impostas pela plataforma a seu favor, construindo uma narrativa fluída e envolvente, mostrando que o Twitter é um ambiente propício para a produção de narrativas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto