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dc.contributor.advisorTurchiello, Priscila
dc.creatorLeite, Alexsa Porto Gonçalves
dc.date.accessioned2017-01-13T12:30:15Z
dc.date.available2017-01-13T12:30:15Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2521
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleRefletindo sobre as práticas educativas em educação especial na perspectiva inclusivapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Teófilo Otoni, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoBuscando dar conta dos objetivos traçados para implementação da política de inclusão no Brasil, professores e demais profissionais têm recebido a oferta de cursos de formação, graduação e pós-graduação que buscam contemplar os aspectos envolvidos com o processo de inclusão de sujeitos com deficiência. Com o objetivo de buscar aprofundar conhecimentos em torno da proposta inclusiva, este estudo intenciona discutir as orientações do MEC/SEESP às escolas para organização da proposta pedagógica inclusiva, analisando como este órgão oficial entende a elaboração do projeto pedagógico da escola numa perspectiva inclusiva, os processos de avaliação e a atuação dos educadores frente à inclusão de alunos com deficiência nas escolas comuns. Para tanto, foi selecionado como corpus empírico da pesquisa o material “Atendimento Educacional Especializado – Aspectos Legais e Orientações Pedagógicas” elaborado pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação, no ano de 2007, e distribuído às escolas. A educação inclusiva se trata de um paradigma educacional que busca garantir a todos os educandos o acesso e permanência na escola comum, sendo organizadas ações pedagógicas que possibilitem a aprendizagem e participação tanto dos alunos ditos normais, quanto daqueles que apresentam alguma deficiência. Para que a inclusão seja vivida na escola, é necessário, antes de mais nada, que a opção política do projeto político pedagógico, seja a de uma educação voltada para a participação de todos os integrantes da escola no movimento de transformação da realidade, no posicionamento crítico frente à ordem social estabelecida e na participação cidadã dos diversos sujeitos. Além disso, é primordial a ocorrência de mudanças nas maneiras de avaliar. O professor deve organizar suas ações considerando a diversidade de características e possibilidades de aprendizagem dos alunos. Quando o professor participa de forma efetiva dos processos de aprendizagem de seu alunado, tem condições de entender as dificuldades individuais, bem como atentar para as pontencialidades dos alunos, podendo então, promover a construção de conhecimentos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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