dc.contributor.advisor | Nascimento, Luciana Monteiro do | |
dc.creator | Lisboa, Paula da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-01-13T12:54:21Z | |
dc.date.available | 2017-01-13T12:54:21Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2522 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Faced with a current context marked by the need to break with prejudiced and
exclusionary practices appear the inclusive school, whose primordial focus is to
respect the differences. It derive from the philosophy proposed by the school’s
model has been a revolution in ways of thinking and acting of their own society.
Accordingly, there is the great importance of education and its educators, since it is
they who, before their philosophies, they will form opinions, and then his views,
determinants of effective proposition. The focus of this study’s based on the
arguments above. It is the basis of the realization of the bibliography research and
field research has the objective to investigate the opinion of educators about the
disability, people with disabilities and about inclusion, bearing in mind the expose
teacher knowledge needed for inclusion to truly happen. Thus, there is the
importance of this study in that it presents achievements in relation to the concepts
and practices of educators diagnosing possible ways for effective inclusion in
schools, and then contributing to its implementation in the society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Deficiência | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Representações sociais | por |
dc.subject | Saberes docentes | por |
dc.title | A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Lagamar, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Diante de um contexto atual marcado pela necessidade do rompimento com práticas
preconceituosas e excludentes surge a escola inclusiva, cujo foco primordial é o de
respeito às diferenças. Em decorrência da filosofia proposta por esse modelo de
escola, tem-se uma revolução nas formas de pensar e de agir da própria sociedade.
Nesse sentido, tem-se a grande relevância da educação e de seus educadores, já
que são eles que, diante de suas filosofias, irão formar opiniões, sendo então, suas
concepções, determinantes para proposição de ações efetivas. Com base no
exposto tem-se o foco desse trabalho. Alicerçado na realização da pesquisa
bibliográfica e da pesquisa de campo, tem-se o objetivo de investigar as
representações dos educadores sobre deficiência e as pessoas com deficiência bem
com sobre Inclusão, tendo em mente a exposição dos saberes docentes necessários
para que a prática pedagógica inclusiva verdadeiramente aconteça. Dessa maneira,
tem-se a importância do trabalho, já que vem apresentar conquistas em relação às
concepções e práticas dos educadores, diagnosticando possíveis caminhos para
efetivação da Inclusão nas instituições escolares, contribuindo então, para sua
implementação na própria sociedade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |