dc.contributor.advisor | Casarin, Melânia de Melo | |
dc.creator | Lima, Juliana Corrêa de | |
dc.date.accessioned | 2017-01-13T13:33:33Z | |
dc.date.available | 2017-01-13T13:33:33Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2525 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Libras (Língua Brasileira de Sinais) | por |
dc.subject | Cultura surda | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | A língua de sinais como principal fator de constituição de vida da pessoa surda | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho visa verificar a importância da Língua de Sinais na vida de um sujeito surdo
pertencente à comunidade surda. Para isso pretende-se analisar os fatores sociais,
educacionais e familiares que influenciaram na aquisição dessa Língua. A sociedade
passa por diversidades que influenciam nas relações sociais e comportamentais dos
seres humanos, por isso esta pesquisa se faz necessário por contemplar novas formas
de relações humanas entendendo as culturas, a linguagem e as diferenças que existem
entre os homens. O embasamento teórico dessa pesquisa aborda questões como a
cultura, a educação, a linguagem e a identidade dos surdos. Este trabalho trata-se de
uma pesquisa de abordagem descritiva/qualitativa, do tipo história de vida. Para a
construção da pesquisa realizou-se uma entrevista semi-estruturada com um jovem de
25 anos. Utilizou-se essa metodologia com intuito de compreender os fatores sociais,
educacionais e familiares que influenciaram na aquisição da Língua de Sinais da pessoa
surda pesquisada. Os resultados apontam que a Língua de Sinais é muito importante
para o desenvolvimento pleno do sujeito surdo e que o acesso a LIBRAS desde cedo é
primordial na construção da identidade da pessoa surda nos aspectos lingüístico,
cognitivo e social, além de garantir ao surdo seu direito a uma língua de fato. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |