História da morte no século XIV: uma proposta para os ensinos de história e de idade média por meio de oficinas pedagógicas
Visualizar/ Abrir
Data
2021-01-25Primeiro membro da banca
Remedi, José Martinho Rodrigues
Segundo membro da banca
Pereira, Nilton Mullet
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho entrelaça reflexões acerca da história da morte, do morrer na Idade Média, da necessidade de abordar sobre o assunto no ambiente escolar e da atual pandemia de Covid-19. Parte-se do pressuposto que, apesar da morte ser um fenômeno universal, as percepções e vivências acerca do morrer não o são. Por essa razão, é possível encontrar diferentes compreensões sobre o fenômeno ao longo do tempo e do espaço. Todavia, estas não são exploradas de forma adequada na Educação Básica, limitando-se, na maioria das vezes, a quantificar o número de mortos de um determinado acontecimento. Assim, discute-se não somente sobre a necessidade de se aprofundar o debate acerca da história da morte, mas também a importância de que a escola não se exima desta discussão, de forma a aproximar o conhecimento científico das situações cotidianas dos alunos. Para tanto, uma prática de ensino que pode auxiliar o professor na abordagem deste e de outros temas polêmicos é a oficina pedagógica. Ocorre que existem poucos estudos dedicados a teorizar as oficinas como recurso didático para o docente. A partir destas questões, pensou-se em criar um modelo de Canvas para desenvolver uma metodologia de criação de oficinas pedagógicas. O Canvas se constitui em uma ferramenta administrativa bastante utilizada na concepção de planos de negócios e de jogos em geral, a qual pode ser adaptada para outras finalidades. Assim, após a concepção do modelo denominado Canvas para Oficinas Pedagógicas, elaborou-se um exemplo de oficina a partir deste protótipo, no qual o professor trabalhará sobre a morte durante a Peste Negra do século XIV e na pandemia de Covid-19, de forma a estabelecer semelhanças e diferenças. Entende-se que o Canvas para Oficinas Pedagógicas é uma metodologia versátil, pois contribui para a criatividade do professor, favorece o planejamento e a busca de soluções para problemas antes mesmo da execução da oficina e possibilita a reflexão posterior, com a finalidade de adaptar a mesma em outras oportunidades.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: