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dc.contributor.advisorKozakevicius, Alice
dc.contributor.advisorPozzer, Cesar Tadeu
dc.creatorAzevedo, Vinicius Da Costa De
dc.date.accessioned2022-07-12T13:06:49Z
dc.date.available2022-07-12T13:06:49Z
dc.date.issued2010-01-04
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25308
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis work aims to dynamically animate and simulate rigid bodies’ fractures on a virtual 3D environment. The virtual environment must be data-driven, to support the usage of 3D modeling tools in the scenario creation. In order to simulate the physical events, a physical engine is used in the application implementation. A model based on continuum mechanics is used to describe the way that the objects should behave when simulated in the environment. The technique used to partition the continuum domain was the finite element method, using tetrahedrons as elements to describe the boundary conditions. The programming language used to implement the application is C++, combined with a set of tools that will give support to the extra functionalities required by the problem’s nature.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSimulação físicapor
dc.subjectAnimação de fraturaspor
dc.subjectMétodo dos elementos finitospor
dc.subjectComputação gráficapor
dc.titleSimulação e animação de fraturas em corpos rígidospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoEsse trabalho tem por objetivo tratar a animação e simulação dinâmica de fraturas em corpos rígidos, em um ambiente virtual 3D. O ambiente virtual deve ser orientado a dados, para que ferramentas de modelagem 3D possam ser utilizadas na criação do cenário. Para que o ambiente físico possa ser simulado de maneira correta, um motor de simulação física é utilizado no trabalho. Um modelo baseado na mecânica contínua foi utilizado, para que as fraturas se comportassem de maneira realística. A discretização dos objetos relacionados no domínio de simulação foi feita através do método dos elementos finitos, empregando uma subdivisão em elementos tetraédricos. A linguagem de programação da utilizada para implementação é o C++ em conjunto com ferramentas que dão auxilio às funcionalidades extras requeridas pela natureza do problema.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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