dc.contributor.advisor | Kozakevicius, Alice | |
dc.contributor.advisor | Pozzer, Cesar Tadeu | |
dc.creator | Azevedo, Vinicius Da Costa De | |
dc.date.accessioned | 2022-07-12T13:06:49Z | |
dc.date.available | 2022-07-12T13:06:49Z | |
dc.date.issued | 2010-01-04 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25308 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | This work aims to dynamically animate and simulate rigid bodies’ fractures on a virtual 3D environment. The virtual environment must be data-driven, to support the usage of 3D modeling tools in the scenario creation. In order to simulate the physical events, a physical engine is used in the application implementation.
A model based on continuum mechanics is used to describe the way that the objects should behave when simulated in the environment. The technique used to partition the continuum domain was the finite element method, using tetrahedrons as elements to describe the boundary conditions.
The programming language used to implement the application is C++, combined with a set of tools that will give support to the extra functionalities required by the problem’s nature. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Simulação física | por |
dc.subject | Animação de fraturas | por |
dc.subject | Método dos elementos finitos | por |
dc.subject | Computação gráfica | por |
dc.title | Simulação e animação de fraturas em corpos rígidos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem por objetivo tratar a animação e simulação dinâmica de fraturas em corpos rígidos, em um ambiente virtual 3D. O ambiente virtual deve ser orientado a dados, para que ferramentas de modelagem 3D possam ser utilizadas na criação do cenário. Para que o ambiente físico possa ser simulado de maneira correta, um motor de simulação física é utilizado no trabalho.
Um modelo baseado na mecânica contínua foi utilizado, para que as fraturas se comportassem de maneira realística. A discretização dos objetos relacionados no domínio de simulação foi feita através do método dos elementos finitos, empregando uma subdivisão em elementos tetraédricos.
A linguagem de programação da utilizada para implementação é o C++ em conjunto com ferramentas que dão auxilio às funcionalidades extras requeridas pela natureza do problema. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |