Ser bilaquiano: um patrimônio cultural da memória coletiva na educação em Santa Maria – um estudo documental do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac
View/ Open
Date
2022-03-23Primeiro membro da banca
Bernardes, Márcio de Souza
Segundo membro da banca
Costa, Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente dissertação de mestrado em Patrimônio Cultural, na área de concentração
História e Patrimônio Cultural, na linha de pesquisa Patrimônio Documental
Arquivístico, possui uma relação direta com o patrimônio cultural imaterial, na medida
em que investiga as relações de pertencimento e identidade, definidas neste estudo
como “ser bilaquiano”, entre ex-professores e ex-alunos do Instituto Estadual de
Educação Olavo Bilac. O Bilac, como é conhecido o Instituto, ao longo de seus 120
anos de existência, firmou-se como um dos agentes educacionais mais significativos
da cidade, cuja influência foi de fundamental importância para a história de Santa
Maria, uma vez que ajudou na mobilização de grupos e estratos sociais, evidenciou a
atuação dos sujeitos em um contexto de diversidade social, bem como promoveu
encontros culturais, com seu potencial de ressignificação de valores e representações.
O estudo aborda a temática sobre o “ser bilaquiano” como um patrimônio cultural e de
que forma suas relações sociais e políticas constituem uma memória coletiva na
educação em Santa Maria. Este estudo, em termos metodológicos, possui como
característica ser uma pesquisa de abordagem qualitativa, pois se relaciona com a
análise do arquivo de documentos escritos, além de contar com fotos e objetos
pertencentes ao Acervo Histórico do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac,
gentilmente cedido como fonte para esta pesquisa. Também, foi realizado um
questionário virtual junto aos ex-bilaquianos que, ao responderem o solicitado,
puderam se identificar, em diferentes contextos, como os sujeitos que concebem o
que é “ser bilaquiano”. Neste ínterim, foram selecionadas as respostas que
convergiram com o objetivo deste trabalho e que, de certo modo, refletissem as
diferentes experiências que, na sua totalidade, indicassem uma amostragem do que
viesse a responder o “ser bilaquiano”, em suas múltiplas facetas. Ao mesmo tempo,
buscou-se, através da metodologia sugerida, dar um caráter identitário que fosse
relevante tanto para a dissertação como para a academia.
Collections
The following license files are associated with this item: