Práticas terapêutico-religiosas na sociedade midiatizada: o dispositivo do cuidado de si na lei da atração no YouTube
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Data
2020-02-17Primeiro membro da banca
Almeida, Francis Moraes de
Segundo membro da banca
Tavares, Frederico de Mello Brandão
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso que constrói as práticas terapêutico-religiosas sobre Lei da Atração que são veiculadas e ensinadas em 22 vídeos selecionados do canal Gisela Vallin no Youtube. O primeiro capítulo de elaboração teórica tem como pretensão compreender o objeto de investigação a partir de um olhar social e histórico por meio de três esferas. Autores de diferentes áreas como sociologia, sociologia da religião e comunicação oferecem suporte para que possamos observar a complexidade deste fenômeno. Desta forma, são formuladas três seções para dar conta da vastidão conceitual. A primeira dedica-se aos conceitos de risco, segurança ontológica, pluralismo, secularização do Estado, individualismo, situando a pesquisa no desenrolar da modernidade; a segunda é destinada a observar de que forma estas transformações da esfera social incidem sobre as subjetividades suscitando o surgimento de ondas de aconselhamento como a literatura de autoajuda, coaching e coaching quântico; a terceira faz uma aproximação a Lei da Atração e movimento religioso Nova Era para compreender as raízes do esoterismo presente no discurso que descreve a técnica. O segundo capítulo teórico, tem como intenção possibilitar a compreensão da constituição dos sujeitos na contemporaneidade, a interferência nas subjetividades coletivas, as estratégias de poder envolvidas, localizadas no contexto de midiatização da sociedade por meio da promoção de dispositivos interacionais e tecnológicos. Para tanto, serão utilizados os conceitos de biopolítica, vigilância e cuidado de si, situando a incidência da racionalidade neoliberal na formação de um ethos de uma personalidade construída e performada, ditadura da felicidade, produção e consumo de uma cultura terapêutica. Do ponto de vista comunicacional e midiático, a Lei da Atração é tensionada a partir da interlocução entre mídia e sociedade, promovendo um debate entre plataformas de interação, especialmente, as lógicas de funcionamento do Youtube, para compreender de que forma estes espaços proporcionam um ambiente favorável para a formulação, difusão e consumo de elaborações discursivas sobre conteúdos que envolvem questões “psi” intimamente atreladas às possibilidades tecno-informacionais. Por fim, o último capítulo refere-se à análise estética e discursiva dos vídeos da terapeuta holística e especialista em Lei da Atração, Gisela Vallin. A metodologia utilizada é a Análise do Discurso que se dá através dos procedimentos propostos por Orlandi (2009) e a análise não verbal por Charaudeau (2001). Os dispositivos analíticos apresentados, em consonância com o esquema metodológico descrito nesta pesquisa, permitem identificar quais estratégias discursivas são utilizadas pela terapeuta e youtuber Gisela, tais como legitimação científica, distinção intelecto-espiritual entre a mesma e seus seguidores, racionalidade religiosa e outros. Do mesmo modo, é possível destacar os efeitos de sentido que decorrem destes mecanismos tais como implementação de um self performático, auto responsabilização dos sujeitos, defesa de valores meritocráticos, negação de problemas estruturais e sobrevalorização de sentimentos como a felicidade.
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