Práticas de ensino na formação inicial de professores de Educação Física: um estudo a partir dos estágios e da residência pedagógica
Fecha
2022-04-25Primeiro membro da banca
Costa, Leandra Costa da
Segundo membro da banca
Borges, Robson Machado
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Atualmente, os estudos sobre o campo da Formação Inicial (FI) de professores de
Educação Física têm ganhado destaque no cenário acadêmico brasileiro (GATTI, 2013;
SOUSA E BARROSO, 2019). Dentre os principais temas abordados, encontra-se os processos
que permitem aproximações entre os espaços formadores – universidade e escola; o discente e
a realidade escolar; e a teoria e prática, ou seja, as práticas de ensino (LIBANEO, 2014). Estes
espaços tem contribuído em diferentes aspectos para a constituição docente, e ainda, tem sido
considerado como um dos principais elementos da FI em Educação Física (VAILLANT E
MARCELO, 2019). Nesse sentido, e visando a tamanha relevância das práticas de ensino no
contexto de FI, o presente estudo tem como objetivo, identificar a percepção de estagiários e
residentes, acerca da influência dos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) e do
Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação profissional em Educação Física. Com
uma abordagem qualitativa e com o auxílio de entrevistas semiestruturadas, a pesquisa se
propôs a realizar uma análise de conteúdo e interpretação de narrativas de estagiários e
residentes pedagógicos de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A partir das narrativas, torna-se possível identificar e compreender diferentes aspectos que
acompanham os ECS e o RPP no referido curso. Ambas as práticas de ensino, de fato, tem se
concretizado como processos importantíssimos na formação destes indivíduos, oportunizando
a aproximação com o espaço profissional, a aquisição de diferentes experiencias e
conhecimentos, dentre outros sentidos. Contudo, de forma conjunta, os colaboradores
compreendem que tanto os ECS, quanto o PRP apresentam algumas fragilidades durante a sua
concretização e desenvolvimento. No que se refere aos ECS, salienta-se: lacunas no processo
de observação e conhecimento do ambiente escolar, sucinto número de aulas para ser realizada,
não permitindo que o futuro docente desenvolva diferentes aprendizagens e se envolva de forma
mais próxima ao ambiente e aos sujeitos que o compõe, bem como, a necessidade de maiores
trocas e diálogos sobre as experiências vivenciadas na escola. Ao que se refere ao PRP, os
colaboradores enfatizam sobre a necessidade de o programa englobar todo os acadêmicos que
estão aptos a participar do processo e também a premência de organização do mesmo dentro da
FI. Nessa conjuntura, tornou-se possível compreender, principalmente, a partir das percepções
dos colaboradores referentes as lacunas encontradas nas práticas de ensino, que as mesmas
ocorrem dada a estrutura em que o currículo do curso está concretizado e vem sendo
desenvolvido, ou seja, o distanciamento entre os saberes do Ensino Superior e da Educação
Básica, o que acaba influenciando diretamente na formação dos futuros professores de
Educação Física. Por fim, ambos participantes apontam para a necessidade de transformações
curriculares, especialmente voltadas aos ECS.
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