Implementação de um editor visual para a criação de shaders
Resumen
Shaders são programas utilizados para redefinir o pipeline de execução do hardware gráfico. Desta forma torna-se possível a criação de aplicações que apresentem efeitos visuais mais sofisticados e que são executados mais rapidamente na favorável arquitetura das GPU’s. Shaders podem ser escritos em diversas linguagens, tanto para a renderização offline como para aplicações em tempo real. Uma característica comum às linguagens de shader é que elas evitam os conceitos que linguagens de propósito geral possuem para facilitar a programação, como encapsulamento e abstração, aproximando a lógica do programa às características do hardware. Este fator também dificulta o trabalho entre programadores e artistas gráficos de times de desenvolvimento de software, pois os artistas projetam os efeitos visuais, mas precisam esperar os programadores implementá-los. Para solucionar este problema, este trabalho propõe um editor visual que os artistas possam utilizar para projetar os efeitos visuais desejados e gerar o código do shader em GLSL. A edição dos shaders será baseada na conexão de nós de forma a criar um grafo acíclico. Para definir características do efeito visual implementado pelos shaders, utiliza-se nós que representam mapas de textura e operações de combinação de cores. Desta forma, torna-se possível a implementação de shaders sem a necessidade de conhecer os conceitos de programação e matemática inerentes aos mesmos.
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