Análise do uso da tecnologia através de aplicativo de jogos como recurso de estimulação cognitiva em idosa com queixas subjetivas de memória: um estudo de caso
Fecha
2018-07-06Autor
Castro, Ana Paula Ocaña
Pasa, Bruna Carine
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Introdução:O processo de envelhecimento provoca alterações das habilidades cognitivas,
principalmente o desempenho da memória, presente nas queixas de esquecimento por sujeitos
idosos. A tecnologia aparece como um aliado no campo da saúde e na estimulação de sujeitos
com alterações significativas em seu cotidiano. Metodologia: A presente pesquisa é um
estudo de caso, com abordagem quantitativa, onde foram utilizados instrumentos como
Questionário Sociodemográfico, Questionário de Queixas de Memória (MAC-Q) e Bateria
Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC). A pesquisa analisa o uso da tecnologia através de
aplicativo de jogos como recurso de estimulação cognitiva em idosa com queixas de memória.
Resultados e Discussão:Durante o processo tanto de reabilitação quanto estimulação, os
jogos podem ser importantes potencializadores terapêuticos, estimulando o funcionamento
neuronal e a organização das habilidades comprometidas, tais como: memória, atenção,
habilidade espacial, capacidade de resolução de problema. A manutenção e/ou estimulação
das funções cognitivas pode se dar de diversas formas incluindo o uso de tecnologias através
de aplicativos, não deixando de levar em consideração a história individual e desejo do
sujeito.Considerações finais:Verifica-se que as funções cognitivas como memória,
raciocínio, atenção, concentração e aprendizado, estimulados através dos jogos do aplicativo
utilizado na pesquisa, de modo que a partir de avaliação antes e após intervenções apresentou
resultados onde manteve ou progrediu em suas habilidades, é sugerido que essa modalidade
possa ser utilizada como um recurso de estimulação cognitiva para sujeitos que apresentam
queixas subjetivas de memória.