Formação do preço de venda dos produtos da cesta básica em redes de cooperação
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Date
2006-09-06Author
Santos, Camila Streppel dos
Bordin, Fabiane Parcianello
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Uma das principais características do atual ambiente organizacional é a necessidade das empresas atuarem de forma conjunta e associada. Desta forma, surge como possibilidade concreta para o desenvolvimento empresarial, os modelos organizacionais baseados na associação, na complementaridade, no compartilhamento, na troca e na ajuda mútua, tomando como referência o conceito de redes advindo, principalmente da sociologia. As redes de pequenas e médias empresas representam uma forma inovadora de obter competitividade, inovação tecnológica e sobrevivência no mundo globalizado. Esse trabalho de graduação tenta analisar as redes de cooperação, as suas etapas de formação, vantagens e desvantagens sobre a perspectiva de vários autores e reforça o conceito de colaboração mútua a fim de que as pequenas e médias empresas possam sobreviver e se manterem competitivas no mercado. Demonstra os benefícios do ingresso de mercados de produtos do gênero alimentício em redes de cooperação, analisando os preços de venda dos produtos da cesta básica e comparando-os com os preços praticados por outros mercados concorrentes pertencentes a outras redes ou não. Além disso, a pesquisa mostra que esses benefícios adquiridos pelos mercados ao participarem de uma rede de cooperação são geralmente repassados para a sociedade a qual se beneficia com a formação dessas redes no que tange ao preço de venda dos produtos da cesta básica.
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- TCC Ciências Contábeis [640]
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