dc.contributor.advisor | Rosa, Robson Machado da | |
dc.creator | Jesus, Andriele Hardt de | |
dc.creator | Eira, Andrielli Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T19:13:54Z | |
dc.date.available | 2022-07-19T19:13:54Z | |
dc.date.issued | 2018-07-03 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25574 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2018 | por |
dc.description.abstract | The goal of the study was to analyze the significance of middle school students for money by comparing public colleges with private colleges and checking for differences between these groups. In order to achieve the general objective, 182 questionnaires were applied to students in the 3º year of secondary education at four public schools in Santa Maria- RS, and five private schools in Santa Maria- RS. The questionnaire was composed of 54 questions, and divided into two parts, the first part was questions about the socio-economic, demographic aspects and control of participant’s expenses, and the second part was about the meaning of money composed of 9 attributes: pleasure, power, conflict, detachment, suffering, progress, inequality, culture, stability and investment. The method used for the comparison between students from public and private schools was the test Mann-Whitney or test U. With the application of the U-test, only the investment factor presents a difference, the respondents from private schools in Santa Maria-RS are more subject to this variable. By interconnecting the result of this test with the verification of the fashions, it is possible to notice that the students of the public schools were indifferent to the investment factor while the students of the private schools present fashion 4, where they agree that the investment is a significant factor to the proposed theme. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Significado do dinheiro | por |
dc.subject | Colégio público | por |
dc.subject | Colégio privado | por |
dc.subject | Meaning of money | eng |
dc.subject | Public college | eng |
dc.subject | Private college | eng |
dc.title | O significado do dinheiro para os alunos de colégios públicos e privados de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | The meaning of money for pupils from public and private schools Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | por |
dc.description.resumo | O estudo teve como objetivo geral analisar o significado que os alunos do 3° ano do ensino médio atribuem ao dinheiro, comparando colégios públicos com os colégios privados e verificando se existe diferença entre esses grupos. Para que o objetivo geral fosse alcançado foram aplicados 182 questionários em alunos do 3º ano do ensino médios de quatro colégios públicos de Santa Maria- RS e cinco colégios privados de Santa Maria- RS. O questionário era composto por 54 questões, e dividida em duas partes, a primeira parte eram perguntas sobre os aspectos socioeconômicos, demográficos e o controle de gastos dos participantes, e a segunda parte era sobre o significado do dinheiro composta por 9 atributos: prazer, poder, conflito, desapego, sofrimento, progresso, desigualdade, cultura, estabilidade e investimento. O método utilizado para a comparação entre os alunos de colégios públicos e privados foi o teste Mann-Whitney ou Teste U. Com a aplicação do Teste U constata-se que apenas o fator investimento apresenta diferença, os respondentes dos colégios privados de Santa Maria- RS estão mais sujeitos a esta variável. Ao interligar o resultado deste teste com a verificação das modas é possível perceber que os alunos respondentes dos colégios públicos se mostraram indiferentes ao fator investimento enquanto os alunos dos colégios privados apresentam moda 4, onde concordam que o investimento é um fator significativo ao tema proposto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |