Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorSilva, Ane Caroline Alves da
dc.date.accessioned2022-07-25T11:26:12Z
dc.date.available2022-07-25T11:26:12Z
dc.date.issued2022-02-25
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25633
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe approaches to the teaching of Brazilian Sign Language (Libras) in elementary schools have been manifested, especially by the scenario of Deaf Studies that starts from research on understanding deafness as a political and cultural difference that involves intercultural relations among the deaf, the perception of inclusive public policies and the strengthening of understanding about the relevance of sign language. Thus, this paper aims to analyze, from literature studies, the challenges and barriers found in pedagogical practices for the inclusion of deaf students enrolled in basic schools. A qualitative methodological approach was used. Theoretical assumptions related to research on Deaf Education were used as a basis. Regarding the technique of investigative instruments, we opted for document analysis, from bibliographic studies. With the analysis of the data obtained, it was possible to discuss that the insertion of sign language teaching practices in basic schools, especially in the face of the relationship between linguistic interaction, through communication, pedagogical practices and strategy in teaching resources, show some challenges and barriers encountered that relate to the very organization of education systems that have difficulties to contemplate the assumptions of a bilingual education for the deaf. Consequently, the presence of a deaf student in the school context triggers the production of meanings about their subjectivities. This work concludes by indicating the importance of realizing that the area of deaf education needs a look at the investment in continuing education, that is, in the training of teachers, in the evaluation process and strategy of teaching resources. For there to be an inclusive education, Libras needs to be understood, recognized and valued in the basic schools of our country.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectDeaf educationeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleOs desafios e barreiras das ações educacionais em relação aos alunos surdos matriculados em escolas básicas: um estudo bibliográficopor
dc.title.alternativeThe challenges and barriers of educational actions in relation to surdist students enrolled in basic schools: a bibliographical studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoAs abordagens do ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em escolas básicas têm sido manifestadas, sobretudo pelo cenário de Estudos Surdos que parte de pesquisas a respeito de compreender a surdez como uma diferença política e cultural que implica nas relações interculturais entre os surdos, na percepção de políticas públicas inclusivas e pelo fortalecimento de compreensões sobre a relevância da língua de sinais. Desse modo, este trabalho tem como objetivo analisar, a partir de estudos bibliográficos, os desafios e barreiras encontrados nas práticas pedagógicas, para inclusão de alunos surdos matriculados em escolas básicas. Partiu-se de abordagem metodológica de cunho qualitativo. Foram utilizados como fundamentação, pressupostos teóricos relacionados às pesquisas da Educação de Surdos. Em relação a técnica de instrumentos investigativos, optou-se pela análise de documentos, a partir de estudos bibliográficos. Com as análises dos dados obtidos, foi possível discutir que as inserções de práticas de ensino de língua de sinais em escolas básicas principalmente diante da relação entre a interação linguística, por meio da comunicação, práticas pedagógicas e estratégia em recursos didático, mostram-se com alguns desafios e barreiras encontradas que dizem respeito à própria organização dos sistemas de ensino que têm dificuldades de contemplar os pressupostos de uma educação bilíngue para surdos. Consequentemente, tem-se que a presença de um aluno surdo no contexto escolar dispara a produção de significados sobre as suas subjetividades. Finaliza-se este trabalho indicando a importância de perceber que a área da educação de surdos necessita de um olhar para o investimento de formação continuada, ou seja, na capacitação dos professores, diante do processo de avaliação e estratégia de recursos didáticos. Para que haja uma educação inclusiva, a Libras precisa ser compreendida, reconhecida e valorizada nas escolas básicas do nosso país.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [292]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto