Educação patrimonial e identidade: reencontro da comunidade de Restinga Sêca com Iberê Camargo
Visualizar/ Abrir
Data
2022-03-30Primeiro coorientador
Padoin, Maria Medianeira
Primeiro membro da banca
Hüttner, Edison
Segundo membro da banca
Borin, Marta Rosa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação que tem por tema “Educação Patrimonial e Identidade: reencontro
da Comunidade de Restinga Sêca com Iberê Camargo” está vinculada a área de
concentração e linha de pesquisa História e Patrimônio do Mestrado Profissional em
Patrimônio Cultural. Propõs-se a registrar as ações desenvolvidas de educação
patrimonial como forma de valorização do patrimônio cultural e da identidade do
município de Restinga Sêca, associadas ao artista Iberê Camargo, natural desta terra.
Nesse sentido, aproximar a comunidade restinguense e simpatizantes da temática por
meio do produto final, da proposta da criação do Memorial/Exposição Iberê Camargo
– na Sala de Exposições da Estação Férrea Restinga Sêca, tendo como subprodutos
de funcionalidades transversais (educação, turismo e cultura) materiais de divulgação
e de informação educacional. O resultado é fruto de uma pesquisa em fontes
documentais, bibliográfica e em fontes orais. Especialmente os testemunhos orais
foram importantíssimos para recuperar a trajetória de Iberê Camargo na sua cidade
natal e assim garantir o registro e a divulgação desta memória. Percebendo que a
arte, a Ferrovia e a história regional da Quarta Colônia se tornam integradas e
fundamentais para a educação formal e não fomal na perspectiva da educação
patrimonial no âmbito do aspirante geoparque Quarta Colônia.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: