Educação patrimonial e identidade: reencontro da comunidade de Restinga Sêca com Iberê Camargo
Fecha
2022-03-30Primeiro coorientador
Padoin, Maria Medianeira
Primeiro membro da banca
Hüttner, Edison
Segundo membro da banca
Borin, Marta Rosa
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação que tem por tema “Educação Patrimonial e Identidade: reencontro
da Comunidade de Restinga Sêca com Iberê Camargo” está vinculada a área de
concentração e linha de pesquisa História e Patrimônio do Mestrado Profissional em
Patrimônio Cultural. Propõs-se a registrar as ações desenvolvidas de educação
patrimonial como forma de valorização do patrimônio cultural e da identidade do
município de Restinga Sêca, associadas ao artista Iberê Camargo, natural desta terra.
Nesse sentido, aproximar a comunidade restinguense e simpatizantes da temática por
meio do produto final, da proposta da criação do Memorial/Exposição Iberê Camargo
– na Sala de Exposições da Estação Férrea Restinga Sêca, tendo como subprodutos
de funcionalidades transversais (educação, turismo e cultura) materiais de divulgação
e de informação educacional. O resultado é fruto de uma pesquisa em fontes
documentais, bibliográfica e em fontes orais. Especialmente os testemunhos orais
foram importantíssimos para recuperar a trajetória de Iberê Camargo na sua cidade
natal e assim garantir o registro e a divulgação desta memória. Percebendo que a
arte, a Ferrovia e a história regional da Quarta Colônia se tornam integradas e
fundamentais para a educação formal e não fomal na perspectiva da educação
patrimonial no âmbito do aspirante geoparque Quarta Colônia.
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