Interfaces da gestão escolar: o ensino colaborativo e a gestão das práticas pedagógicas
Resumo
Ações colaborativas entre professores da Educação Especial e do ensino comum vem sendo discutidas como uma possibilidade potente aos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, a partir da organização das práticas pedagógicas em Educação Especial no contexto das salas de aula comuns. Em Santa Maria, embora previstas no Plano Municipal de Ensino, práticas de Ensino Colaborativo vem sendo desenvolvidas pontualmente pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFSM/Educação Especial. Estas experiências direcionam o lócus deste estudo a uma escola da rede Municipal de Ensino da referida cidade, com o objetivo de compreender a existência de efeitos o desenvolvimento de ações colaborativa, por meio do PIBID, nas formas de gestar as práticas pedagógicas das professoras de ensino comum que tiveram a oportunidade de articular seu trabalho com as bolsistas pibidianas. Nesta perspectiva, em um viés qualitativo, a pesquisa organiza-se em um Estudo de Caso, tendo como procedimento de construção de dados analíticos entrevistas semiestruturadas com as professoras dos anos iniciais que desenvolveram ações articuladas com o PIBID/UFSM/Educação Especial. Os discursos das professoras são unânimes em afirmar a relevância dos movimentos de colaboração desenvolvidos, contudo apontam para a inexistência de efeitos na organização das práticas pedagógicas após o encerramento das atividades desenvolvidas pelo Programa nesta escola. Como principais fatores de influência para a inexistência de efeitos nesta ordem foram avaliados o tempo de desenvolvimento das ações do PIBID, as formas organizacionais da Gestão Escolar, as orientações legais para a Educação Especial, a disponibilidade de recursos humanos e os processos formativos dos professores envolvidos. Assim, compreende-se que a organização escolar ainda não consegue viabilizar as condições necessárias para a produção de práticas pedagógicas articuladas, apontando para a necessidade da continuidade de desenvolvimento de ações teóricas, investigativas e práticas, bem como fortalecimento de experiências formativas referentes ao trabalho colaborativo.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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