dc.creator | Rebellato, Mauricio | |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T12:42:50Z | |
dc.date.available | 2022-08-01T12:42:50Z | |
dc.date.issued | 2021-04-08 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25697 | |
dc.description.abstract | This work is an ethnography study about media consumption by family agriculture of Santa
Maria/RS, participants in the Project Esperança/Cooesperança and who are organized through
the social movement of the Solidary Economy. This research is guided by the mediation of
social class, understood as a key to understanding the relationships between the construction of
class identity, the socio-cultural context and the consumption of the media. The main objective
is to understand the role of media consumption, mediated by the solidary economy and by the
social class, in the formation of the family agriculture class identity. We sought, during the two
years of research, to answer the following research problem: How does media consumption,
mediated by the social movement of the solidary economy, modulate the construction of the
class identity of family agriculture’ families? For this, we base research on British and Latin
American Cultural Studies, through the concept of social class (BOURDIEU, 1984) and the
Theory of Mediations (MARTÍN-BARBERO, 2003) based on sociality and rituality. We used
the method of critical ethnography reception (RONSINI, 2011), and other techniques based on
a multimethodological combination (BONIN, 2014). The results of this research show that the
mediations of sociality and rituality are also fundamental to the understanding of the results,
with the social class and the solidary economy determining the practices and the way of life of
family agriculture. Participation in the solidary economy movement, in turn, mould family life
and affects the economic and cultural capital of farmers. The presence of media cultural capital
(RONSINI, 2012) is revealed due to the increasing incorporation of means of communication
for use in field work. Finally, we emphasize that the identity of family agriculture is built, on
the one hand, in continuity and rupture with the peasant identity; on the other hand, as a means
of cultural and social valorization, with a minimum counterpart of economic valorization. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Classe social | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Consumo de mídia | por |
dc.subject | Agricultura familiar | por |
dc.subject | Economia solidária | por |
dc.subject | Social class | eng |
dc.subject | Identity | eng |
dc.subject | Media consumption | eng |
dc.subject | Family agriculture | eng |
dc.subject | Solidary economy | eng |
dc.title | O consumo de mídia por agricultores familiares e as mediações de classe social e economia solidária | por |
dc.title.alternative | Media consumption by family agriculture and mediations social class and solidary economy | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho é um estudo etnográfico sobre o consumo de mídia por agricultores familiares de
Santa Maria/RS, participantes do Projeto Esperança/Cooesperança e que se organizam através
do Movimento Social de Economia Solidária. Essa pesquisa tem como fio condutor a mediação
da classe social, entendida como chave para a compreensão das relações entre a construção da
identidade de classe, o contexto sociocultural e o consumo dos meios de comunicação. O
principal objetivo está em compreender qual o papel do consumo de mídia, mediado pela
economia solidária e pela classe social, na formação da identidade de classe dos agricultores
familiares. Buscamos, durante os dois anos de pesquisa, responder ao seguinte problema de
pesquisa: como o consumo de mídia, mediado pelo movimento social da economia solidária,
modula a construção da identidade de classe das famílias de agricultores familiares? Para isso,
fundamentamos a pesquisa nos Estudos Culturais britânicos e latino-americanos, através do
conceito de classe social (BOURDIEU, 1984) e a Teoria das Mediações de (MARTÍNBARBERO,
2003) a partir da socialidade e ritualidade. Utilizamos o método da etnografia
crítica da recepção (RONSINI, 2011), e demais técnicas a partir de uma combinação
multimetodológica (BONIN, 2014). Os resultados dessa pesquisa, mostram que as mediações
da socialidade e da ritualidade também se revelam fundamentais para a compreensão dos
resultados, sendo que a classe social e a economia solidária determinam as práticas e o modo
de vida dos agricultores familiares. A participação no movimento de economia solidária, por
sua vez, modela o cotidiano familiar e incide no capital econômico e cultural dos agricultores.
A presença do capital cultural midiático (RONSINI, 2012) se revela em função da incorporação,
cada vez maior, dos meios de comunicação para o uso no trabalho do campo. Por fim,
destacamos que a identidade de agricultores familiares se constrói, por um lado, em
continuidade e ruptura com a identidade camponesa; por outro, como meio de valorização
cultural e social, com mínima contrapartida de valorização econômica. | por |
dc.contributor.advisor1 | Ronsini, Veneza Mayora | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0158036614584571 | por |
dc.contributor.referee1 | Escosteguy, Ana Carolina Damboriarena | |
dc.contributor.referee2 | Grisa, Catia | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9551528183361050 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |