Análise da influência do balanço social nos resultados mercadológicos das empresas
Fecha
2004-12Autor
Biachi, Sérgio Duarte
Garcia Junior, Wilsimar
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
As empresas estão inseridas num ambiente cada vez mais competitivo, onde a questão da qualidade de serviços ou produtos já deixou de ser fator diferencial, e há uma suposta tendência mercadológica no ato de divulgação das ações de responsabilidade social. Partiu-se de uma dúvida levantada por alguns pesquisadores. O Balanço Social vem sendo divulgado com o intuito de melhorar ou manter firme a marca da empresa ou seus produtos ou serviços no mercado competitivo e não com o objetivo maior de apresentar-se como um espelho de suas ações sociais. Diante dessa suposição, esta pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento do desempenho mercadológico de algumas empresas que publicam o Balanço Social. Procurou-se, primeiramente, buscar entre os vários pesquisadores, qual o pensamento atual a respeito do problema, onde foi notada uma tendência a acreditar que o balanço social, realmente, estava tendo uma influência mercadológica. Mas todas as pesquisas encontradas foram feitas de uma forma qualitativa, e nesta pesquisa, propôs-se uma inovação: verificar esta tendência de forma quantitativa, utilizando técnicas estatísticas e matemáticas, mais precisamente através de uma análise de regressão com a presença de variáveis dummies ou binárias. Este incremento, nada mais é que o Balanço Social. Verificou-se qual a significância da análise de regressão com a presença desta variável, se com a presença dela o volume de vendas foi alterado de forma positiva, ou seja, o balanço social teve influência mercadológica no resultado da empresa, ou se negativa, sem essa influência. Foram analisadas, dezoito empresas, destas apenas três obtiveram significância, representando 16,67% da população. Este número contraria os resultados encontrados nas pesquisas qualitativas, onde apontavam números mais expressivos, mas que, talvez, no Brasil, seja um início de influência. Mas, para provar tal tendência, propõe-se o desenvolvimento de novas pesquisas, também de forma quantitativa, mas que procure uma série temporal maior, além de outras propostas.
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- TCC Ciências Contábeis [645]
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