Corpo contemporâneo e suas reverberações: a construção da percepção sobre si de mulheres adolescentes em situação de vulnerabilidade social utilizando Mapas Corporais Narrados
Resumen
Este trabalho buscou estudar, a partir do percurso de duas adolescentes que se
encontram em situação de vulnerabilidade social, como se dá a construção da percepção sobre
si, levando em consideração o padrão de corpo contemporâneo e cartografando as linhas de
força que atravessam esses corpos e influenciam na sua construção e percepção. Para melhor
compreensão da temática proposta, realizou-se, inicialmente, um levantamento bibliográfico a
respeito do “padrão” de corpo contemporâneo e de como ele é construído, levando em
consideração o valor social que o corpo possui na contemporaneidade. Também, é
apresentado o período da adolescência, sendo abordada a construção histórico-social que
caracteriza esse período, as transformações que ocorrem a nível corporal, bem como a
adolescência quando atravessada pela questão da vulnerabilidade social, uma vez que essa
está diretamente ligada aos diferentes modos de adolescer dos sujeitos. Além disso, a
adolescência também é apresentada, brevemente, sob a perspectiva de alguns autores como
Vygotsky, Piaget e Winnicott, sendo utilizada como referencial neste trabalho a Teoria do
Amadurecimento Pessoal, proposta pelo último autor. Dessa forma, essa pesquisa possui
caráter qualitativo, e foi realizada através do método da cartografia, aliada a confecção de
Mapas Corporais Narrados, uma vez que estes se configuraram como o meio para a produção
cartográfica. Participaram da pesquisa duas adolescentes que frequentam a Associação
Orquestrando Arte, localizada no município de Santa Maria - RS, que compreendiam a faixa
etária dos 12 aos 18 anos incompletos e que se encontravam em situação de vulnerabilidade
social. Diante dos encontros ocorridos na Associação Orquestrando Arte, e possibilitados pela
construção do mapa corporal, foi possível desenvolver três linhas de análise, sendo uma a
respeito da instituição e as restantes a respeito das adolescentes. A partir disso, pôde-se
perceber como o espaço instituído da pesquisa se configurou como um local de escuta, de
acolhida, de compartilhamento e de reflexão sobre si.