A criança e o autismo a partir do olhar dos pais – uma revisão de literatura
Resumo
Introdução: A partir do DSM V, a nova nomenclatura utilizada para o diagnóstico
de autismo passa a ser Transtorno do Espectro Autista (TEA), referindo-se a
diferentes transtornos do desenvolvimento infantil. O TEA exige uma discussão
mais ampliada, em que os pais devem ser escutados. Objetivos: compreender a
percepção dos pais ao escreverem sobre seus filhos autistas. Metodologia:
Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, qualitativa, de análise de
conteúdo, observacional, transversal, descritiva. Foram analisados através do
preenchimento de uma ficha de leitura, por terapeutas ocupacionais, nove livros
identifidos por critérios de inclusão: escritos por pais brasileiros sobre seu filhos
autistas, nos últimos cinco anos. Foram excluidos os que não havia possibilidade
de aquisição. Os resultados apontam para pais que sofreram para encontrar
diagnóstico de autismo para seu filho. Este diagnóstico foi tardio se comparado
a possibilidade de uma intervenção precoce. Questiona-se a demora e o
despreparo de pediatras em encaminhar para especialistas. Frente aos
tratamentos os pais criticam a psicanálise ortodóxa e o rigor do método ABA.
Afirmam que o método ABA produziu efeitos a nível de aquisição de habilidades
nos filhos, mas que este método deveria ser mais humanizado. Defendem um
lugar e os direito do filho em uma sociedade menos preconceituosa e com menor
cobrança sobre atitudes sociais. Conclui-se a partir da análise das fichas de
leituras, que é possível perceber a percepção dos pais na escrita sobre os filhos
autistas e que estes devem escutados, sendo seus saberes valorizados,
refletindo os terapeutas sobre suas práticas futuras.