dc.contributor.advisor | Peruzzolo, Dani Laura | |
dc.creator | Rodrigues, Elias | |
dc.date.accessioned | 2022-08-02T17:04:46Z | |
dc.date.available | 2022-08-02T17:04:46Z | |
dc.date.issued | 2018-07-06 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25759 | |
dc.description.abstract | Introduction: From the DSM V, the new nomenclature used for the diagnosis of
autism becomes Autism Spectrum Disorder (ASD), referring to different disorders
of child development. The ASD demands broader discussion in which parents
should be listened to. Objectives: Understand the child's perception of parents in
writing about their autistic children. Methods: This is a literature review,
qualitative, content analysis, observational, transversal, descriptive. Nine reading
sheets from selected books, completed by Occupational Therapists, were
analysed. The books were selected based on inclusion criteria: must be written
by parents about their autistic children in the last five years. Books that could not
be acquired were excluded. Results point to the struggle of parents getting their
children diagnosed with autism and this diagnosis was late compared to the
possibility of an early intervention. Parents questions the delay of pediatricians
on referral to specialized clinicians. Facing the treatments parents criticize the
orthodox psychoanalysis and the rigor of the ABA method - they claim that the
method had positive effects on the acquisition of abilities, but that this method
should be more humanized. Parents advocate a place and right of their children
in a society less prejudiced and less charged on social attitudes. It is concluded
from the analysis of the reading cards that it is possible to perceive the parents'
perception in the writing about the autistic children and that they should listen,
and their knowledge is valued, reflecting the therapists on their future practices. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | por |
dc.subject | Relações familiares | por |
dc.subject | Terapia ocupacional | por |
dc.subject | Autism spectrum disorder | eng |
dc.subject | Family relationships | eng |
dc.subject | Occupational therapy | eng |
dc.title | A criança e o autismo a partir do olhar dos pais – uma revisão de literatura | por |
dc.title.alternative | The child and autism from the parents perspective - a literature review | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Terapia Ocupacional | por |
dc.description.resumo | Introdução: A partir do DSM V, a nova nomenclatura utilizada para o diagnóstico
de autismo passa a ser Transtorno do Espectro Autista (TEA), referindo-se a
diferentes transtornos do desenvolvimento infantil. O TEA exige uma discussão
mais ampliada, em que os pais devem ser escutados. Objetivos: compreender a
percepção dos pais ao escreverem sobre seus filhos autistas. Metodologia:
Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, qualitativa, de análise de
conteúdo, observacional, transversal, descritiva. Foram analisados através do
preenchimento de uma ficha de leitura, por terapeutas ocupacionais, nove livros
identifidos por critérios de inclusão: escritos por pais brasileiros sobre seu filhos
autistas, nos últimos cinco anos. Foram excluidos os que não havia possibilidade
de aquisição. Os resultados apontam para pais que sofreram para encontrar
diagnóstico de autismo para seu filho. Este diagnóstico foi tardio se comparado
a possibilidade de uma intervenção precoce. Questiona-se a demora e o
despreparo de pediatras em encaminhar para especialistas. Frente aos
tratamentos os pais criticam a psicanálise ortodóxa e o rigor do método ABA.
Afirmam que o método ABA produziu efeitos a nível de aquisição de habilidades
nos filhos, mas que este método deveria ser mais humanizado. Defendem um
lugar e os direito do filho em uma sociedade menos preconceituosa e com menor
cobrança sobre atitudes sociais. Conclui-se a partir da análise das fichas de
leituras, que é possível perceber a percepção dos pais na escrita sobre os filhos
autistas e que estes devem escutados, sendo seus saberes valorizados,
refletindo os terapeutas sobre suas práticas futuras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |