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dc.contributor.advisorSaldanha, Jânia Maria Lopes
dc.creatorLosekann, Vanderléia Leal
dc.date.accessioned2017-01-18T13:43:11Z
dc.date.available2017-01-18T13:43:11Z
dc.date.issued2007
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2577
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2006.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReformas políticaspor
dc.subjectEstrutura organizacionalpor
dc.subjectPoderpor
dc.subjectUniversidade federalpor
dc.titleA universidade federal inserida num contexto globalizado de reformas e inovações do estado contemporâneopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationAdministração e Gestão Públicapor
dc.description.resumoEste artigo objetiva desvelar o atual estado de mudança das universidades federais brasileiras. Desta análise se equacionam a questão da natureza, da identidade frente às políticas econômicas, as tensões e desafios contemporâneos. Procura-se dimensionar e correlacionar às contribuições dos autores citados no estudo, na perspectiva de que é preciso entender o processo de mudanças das universidades influenciado pela contemporaneidade. Busca-se também compreender o relacionamento entre estrutura organizacional, poder, e as reformas políticas, com foco na educação superior, no decorrer da década de 70 até os dias atuais. Usou-se, para a base de estudo da estrutura organizacional e do poder, a abordagem de configuração proposta por Henry Minstzberg. Na literatura administrativa consultada foi o que melhor corroborou com o escopo deste artigo. Com este estudo, pretende-se evidenciar questionamentos que permitem caminhar na busca de respostas para o entendimento do momento atual das universidades federais. Entendimento também no campo administrativo, na valorização das funções, e competências das universidades públicas federais. Assim, reafirma-se o compromisso com a melhoria da qualidade da universidade pública, apontando recomendações que possam contribuir positivamente para o processo de gestão universitária.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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