A presença da natureza-morta na arte contemporânea
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Data
2020-01-28Primeiro coorientador
Moreira, Altamir
Primeiro membro da banca
Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
Segundo membro da banca
Carvalho, Ana Maria Albani de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse estudo investiga a presença da temática da natureza-morta na arte
contemporânea. Tem o objetivo de examinar como a natureza-morta da história da
arte ultrapassa a cronologia de seu tempo e torna-se recorrente nas produções
contemporâneas, buscando conhecer quais são suas persistências, seus motivos,
comportamentos e reivindicações enquanto objeto contemporâneo. A abordagem
metodológica da pesquisa é de cunho bibliográfico e iconográfico,intencionando
desenvolver uma escrita sobre/com/entre imagens de diferentes tempos, valorizando
suas dissonâncias e potencialidades. Como referência para a problematização das
imagens e execução dos conceitos, são apresentadas relações comparativas entre
três obras de naturezas-mortas contemporâneas e três imagens históricas, a fim de
perceber como se manifesta um tema recursivo nos dias que correm. São
apresentados alguns possíveis motivos da persistência dessas formas, o que está
em comunicação entre elas, e quais os aspectos de novidade que a natureza-morta
contemporânea exibe. Percebe-se que, independente do tempo, as naturezas mortas
seguem sendo uma questão para pesquisa dos artistas, mas hoje,
manifestam-se de forma contestadora, problematizando concepções já instauradas,
atravessando diferentes tempos e produzindo significados que marcam sua
presença na contemporaneidade.
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