Estudo de um controlador LQT aplicado ao cubesat Sport
Resumo
presente trabalho trata do estudo da aplicação da lei de controle Rastreador Linear Quadrático
(LQT) ao controle de atitude ao CubeSat da missão SPORT. O objetivo é implementar
computacionalmente o método de controle proposto ao subsistema de determinação e
controle de atitude (ADCS) da missão, para assim verificar o desempenho deste diante dos
requisitos do subsistema. Além disso, os resultados com a utilização do controle LQT proposto
são comparados com os resultados obtidos com a utilização do controle Proporcional
Integral Derivativo (PID), atual controle de atitude da missão SPORT. A implementação do
controle LQT proposto é feita primeiramente em Simulink com malhas simplificadas. Após
esta implementação, o controle proposto é adicionado à simulação do ADCS completo da
missão feita através de códigos em Matlab. O controle LQT proposto é testado nos três
principais modos de operação do ADCS da missão SPORT: o modo nominal, o modo de
apontamento para o Sol e o modo de calibração. Ao final das simulações é verificado que
a implementação do controle proposto é viável, visto que este atende aos requisitos de
operação do ADCS da missão SPORT. Além disso, comparando os resultados do controle
LQT com o controle PID atual da missão, foi verificado que o controle LQT tem maior precisão
de apontamento que o controle PID no modo nominal e no modo de apontamento para
o Sol, assim fornece melhor apontamento para a operação da carga útil e para maior geração
de energia pelos painéis solares. No entanto, com o projeto de controle LQT utilizado
neste trabalho, afim de obter essa maior precisão de apontamento, o controlador requer
mais energia das rodas de reação.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: