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dc.contributor.advisorBürger, Eduardo Escobar
dc.contributor.advisorSantos, Willer Gomes dos
dc.creatorOliveira, Lara Tavares de
dc.date.accessioned2022-08-05T11:37:39Z
dc.date.available2022-08-05T11:37:39Z
dc.date.issued2021-09-03
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationde OLIVEIRA, L. T. Estudo de um controlador LQT aplicado ao Cubesat Sport. 2021. 89 [2] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25798
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe present work presents a study for the application of a Linear Quadratic Tracker (LQT), control law for the attitude control of the SPORT mission’s CubeSat. The objective is to computationally implement the control method proposed to the Attitude Determination and Control Subsystem (ADCS) of the mission, to verify its performance against the subsystem’s requirements. Furthermore, the results with the proposed LQT control are compared with the results obtained with the Proportional Integral Derivative (PID) control, the current attitude controller of the SPORT mission. The implementation of the proposed LQT control is done primarily in Simulink, with simplified meshes. After this implementation, the proposed control is added to the simulation of the complete ADCS of the mission, made through Matlab codes. The proposed LQT control is tested in the three main operating modes of the SPORT mission’s ADCS: the nominal mode, the sun pointing mode, and the calibration mode. At the end of the simulations, it is verified that the implementation of the studied control is feasible since it meets the ADCS operation requirements. Furthermore, comparing the results of the proposed LQT control with the current PID control of the mission, it is verified that the LQT control has greater pointing accuracy than the PID control in the nominal and Sun pointing modes, improving the pointing for payload operation and increased energy generation by the solar panels. However, with the LQT control design used in this work, to obtain this greater pointing accuracy, the controller requires more energy from the reaction wheels.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectADCSpor
dc.subjectAtitudepor
dc.subjectCubesateng
dc.subjectSporteng
dc.subjectLQTpor
dc.subjectAttitudeeng
dc.titleEstudo de um controlador LQT aplicado ao cubesat Sportpor
dc.title.alternativeStudy of an LQT controller applied to the Sport cubesateng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Aeroespacialpor
dc.description.resumopresente trabalho trata do estudo da aplicação da lei de controle Rastreador Linear Quadrático (LQT) ao controle de atitude ao CubeSat da missão SPORT. O objetivo é implementar computacionalmente o método de controle proposto ao subsistema de determinação e controle de atitude (ADCS) da missão, para assim verificar o desempenho deste diante dos requisitos do subsistema. Além disso, os resultados com a utilização do controle LQT proposto são comparados com os resultados obtidos com a utilização do controle Proporcional Integral Derivativo (PID), atual controle de atitude da missão SPORT. A implementação do controle LQT proposto é feita primeiramente em Simulink com malhas simplificadas. Após esta implementação, o controle proposto é adicionado à simulação do ADCS completo da missão feita através de códigos em Matlab. O controle LQT proposto é testado nos três principais modos de operação do ADCS da missão SPORT: o modo nominal, o modo de apontamento para o Sol e o modo de calibração. Ao final das simulações é verificado que a implementação do controle proposto é viável, visto que este atende aos requisitos de operação do ADCS da missão SPORT. Além disso, comparando os resultados do controle LQT com o controle PID atual da missão, foi verificado que o controle LQT tem maior precisão de apontamento que o controle PID no modo nominal e no modo de apontamento para o Sol, assim fornece melhor apontamento para a operação da carga útil e para maior geração de energia pelos painéis solares. No entanto, com o projeto de controle LQT utilizado neste trabalho, afim de obter essa maior precisão de apontamento, o controlador requer mais energia das rodas de reação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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