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dc.contributor.advisorOurique, João Luis Pereira
dc.creatorVeiverberg, Fernanda de Oliveira
dc.date.accessioned2014-05-27T14:58:03Z
dc.date.available2014-05-27T14:58:03Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/257
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstract"School Management and secularism: a study on the presence of Religious Education in Secondary Education" is an investigation dealing with the school and its structure from a curricular component, Religious Education, and dialogues with what is laid down by law -which makes it mandatory or optional. To do so, aspects will be addressed, such as the notion of Secular State and Religious Freedom, that permeate the discourse of public policy, bringing the theoretical discussion the concepts of freedom and emancipation that are part of educational projects, but diverge biased practices, which are checked under the Brazilian education since the early days of colonization, such as the imposition of a specific type of religious practice. It traced a timeline that extends from the first contacts between the Portuguese and the native communities even Republicans movements that promoted the separation between politics and religion. The LDB 9394/96 refers to the compulsory nature of the discipline in the basic levels of education, but also emphasizes its voluntary enrollment. It is the function of the School Management organizing strategies, since the decision by the function of discipline must pass through the area of interest of the school community. There is no possibility of establishing a national core curriculum for the course, since the government cannot decide on what is essential to know in relation to religious practices. Different subjects in the school environment were interviewed, a manager, a teacher and a student in three different schools in Santa Maria who contributed their perspectives, thus enabling knowledge and examine some examples of the problems surrounding the issue of the presence of Religious Education in high school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectLiberdade religiosapor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.titleGestão escolar e laicidade: estudo sobre a presença do ensino religioso no ensino médiopor
dc.title.alternativeSchool management and secularism: a study of the presence of religious education in high schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumo“Gestão escolar e laicidade: estudo sobre a presença do Ensino Religioso no Ensino Médio” é uma investigação que trata do meio escolar e sua estrutura a partir de um componente curricular, o Ensino Religioso, e dialoga com o que está previsto por lei - o que o torna obrigatório ou facultativo. Para tanto, serão abordados aspectos, como a noção de Estado Laico e liberdade religiosa, que perpassam os discursos de ordem pública, trazendo para a discussão teórica os conceitos de liberdade e emancipação que fazem parte dos projetos educacionais, mas que destoam de práticas tendenciosas, que são verificadas no âmbito da educação brasileira desde os primórdios da colonização, tal como a imposição de um tipo específico de prática religiosa. É traçada uma linha do tempo que se estende desde os primeiros contatos dos portugueses com as comunidades nativas até os movimentos republicanos que promoveram a separação entre política e religião. A LDB 9394/96 menciona a obrigatoriedade da oferta da disciplina nos níveis básicos de ensino, mas também enfatiza a sua matrícula facultativa. É função da Gestão Escolar organizar estratégias, já que a decisão pela função da disciplina deve passar pelo domínio de interesse da comunidade escolar. Não há possibilidade de instituir um currículo básico nacional para a disciplina, pois o governo não pode decidir sobre o que é imprescindível conhecer em relação às práticas religiosas. Foram entrevistados diferentes sujeitos do meio escolar, um gestor, um professor e um aluno de três diferentes escolas da cidade de Santa Maria que contribuíram com suas perspectivas, possibilitando assim, conhecer e analisar alguns exemplos da problemática que envolve a questão da presença do Ensino Religioso no Ensino Médio.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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