dc.contributor.advisor | Gaviraghi, Fabio Jardel | |
dc.creator | Yamin, Estêvão | |
dc.date.accessioned | 2022-08-05T16:59:10Z | |
dc.date.available | 2022-08-05T16:59:10Z | |
dc.date.issued | 2022-02-08 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | Yamin, E. Desciptografando a questão social: serviço social, educação e brecha digital em tempos de exceção.2022. 75 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25812 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Este trabajo final de grado presenta un estudio sobre la sociedad de la información y sobre las expresiones que impregnan la actualidad movida por las tecnologías de la información y de la comunicación en el ámbito de la educación básica, especialmente en un escenario donde las facetas de la cuestión social se intensifican y son cada vez más palpables. De este modo, esta investigación cuestiona ¿cuáles son los límites y el potencial de actuación del Trabajo Social en la educación ante la brecha digital considerando tiempos de excepción y pandemia? El estudio, por lo tanto, tiene como objetivo describir el ejercicio de lo Trabajo Social en la educación ante la brecha digital en tiempos de excepción, con el intento de aportar elementos que permitan el proceso de inclusión digital. Para ello, en el desarrollo de la investigación, bajo los lentes del materialismo histórico, se emplea el método de abordaje dialéctico y el método de procedimiento monográfico, además de técnicas de investigación bibliográfica y documental. Del análisis se concluye que tanto la educación como el uso y la apropiación de las tecnologías digitales tienen un papel fundamental en el ejercicio de la ciudadanía en una sociedad democrática. En este camino, al identificar un profundo abismo que separa al conjunto de individuos que disfrutan del ciberespacio y de sus potencialidades de los que no lo hacen, el asistente social, una vez que se ha mostrado como el profesional mejor capacitado para actuar directamente con las manifestaciones de la cuestión social, sostiene la responsabilidad de trabajar interdisciplinariamente para cualificar la intervención de todo el equipo escolar con el fin de mitigar las desigualdades sociales en la comunidad. | spa |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Serviço Social | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Brecha digital | por |
dc.subject | Sociedade da informação | por |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | por |
dc.subject | Trabajo Social | spa |
dc.subject | Educación | spa |
dc.subject | Sociedad de la información | spa |
dc.subject | Tecnologías de la información y de la comunicación | spa |
dc.title | Descriptografando a questão social: serviço social, educação e brecha digital em tempos de exceção | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre a sociedade da informação e as expressões que permeiam a atualidade movida pelas tecnologias da informação e comunicação no âmbito da educação básica, especialmente em um cenário em que as facetas da questão social são intensificadas e cada vez mais palpáveis. Desse modo, a presente pesquisa questiona quais os limites e o potencial da atuação do Serviço Social na educação frente à brecha digital considerando tempos de exceção e pandemia? O trabalho, portanto, tem como objetivo descrever o exercício do Serviço Social na educação frente à brecha digital em tempos de exceção, a fim de contribuir com elementos que possibilitem o processo de inclusão digital. Para isso, no desenvolvimento da pesquisa, sob as lentes do materialismo histórico, emprega-se o método de abordagem dialético e o método de procedimento monográfico, além das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Da análise, conclui-se que tanto a educação quanto o uso e apropriação das tecnologias digitais possuem papel fundamental no exercício da cidadania em uma sociedade democrática. Nesse caminho, ao identificar um profundo abismo que separa o conjunto de indivíduos que usufruem do ciberespaço e de suas potencialidades daqueles que não o fazem, o assistente social, uma vez que tem se mostrado como o profissional melhor capacitado para atuar diretamente com as manifestações da questão social, sustenta a responsabilidade de trabalhar interdisciplinarmente com o intuito de qualificar a intervenção de toda equipe escolar com vistas à atenuação das desigualdades sociais na comunidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |