Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJanczura, Rosane
dc.creatorWinckler, Vitória Vieira
dc.date.accessioned2022-08-09T11:58:56Z
dc.date.available2022-08-09T11:58:56Z
dc.date.issued2022-01-25
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationWINCKLER, V.V. “Construindo o amanhã”: uma reflexão sobre as medidas. 2021. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25828
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso ( graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2021.por
dc.description.abstractThis Course Completion Work (TCC) of Social Work aims to carry out a synthesis of the experience lived by the academic in the mandatory curricular internship held at the Center for the Defense of the Rights of Children and Adolescents- CEDEDICA in the municipality of Santa Maria (RS) from July 2021 to December 2021, from the intervention project “Building Tomorrow” which aimed to develop a life project with adolescents who are serving a socio-educational measure in an open environment at the institution from the perspective of breaking the practice of infractions. Adolescents assisted by the institution comply with socio-educational measures in an open environment they are Assisted Liberty and Community Service. Firstly, a historical recovery is carried out in the field of the rights of children and adolescents, protection policies, services and legislation, approaching, especially, the Child and Adolescent Statute (ECA) (BRAZIL, 1990), highlighting it as an achievement in the field of human rights for this target audience. Then, enter, socio-educational measures, specifically those in an open environment and the laws that regulate them, as the National System of Socio-educational Assistance (SINASE). Furthermore, CEDEDICA will be presented, elucidating the work performed by him and the role of the social worker in the institution. Emphasizing the importance of this professional in the area of socio-education, acting directly with the expressions of the social issue and committed to the Code of Professional Ethics, seeking to make possible the guarantee of the rights and exercise of citizenship of this population. The intervention project “Building Tomorrow” was given to five teenagers, according to the established criteria, however, only two participated effectively. Despite the low adherence, the activities carried out between the intern and the adolescents were fruitful, thus providing opportunities for reflection and exchange of knowledge, from the perspective of breaking with the practice of the infraction.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectSocioeducaçãopor
dc.subjectMedidas socioeducativaspor
dc.subjectProjeto de vidapor
dc.subjectSocial workeng
dc.subjectSocio-educationeng
dc.subjectEducational measureseng
dc.subjectLife projecteng
dc.title“Construindo o amanhã”: uma reflexão sobre as medidas socioeducativaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Socialpor
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Serviço Social tem como objetivo realizar uma síntese de experiência vivenciada pela acadêmica no estágio curricular obrigatório realizado no Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente- CEDEDICA no município de Santa Maria (RS) no período de julho de 2021 a dezembro de 2021, a partir do projeto de intervenção “Construindo o Amanhã” que teve como objetivo elaborar projeto de vida com os adolescentes que estão cumprindo uma medida socioeducativa em meio aberto na instituição, na perspectiva do rompimento da prática de atos infracionais. Os adolescentes atendidos pela instituição cumprem medidas socioeducativas em meio aberto sendo elas a Liberdade Assistida e a Prestação de Serviço à Comunidade. Primeiramente, é realizada uma retomada histórica no campo dos direitos da criança e do adolescente, as políticas de proteção, os atendimentos e legislações, abordando, especialmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (BRASIL, 1990), destacando-o como uma conquista no campo dos direitos humanos deste público-alvo. Em seguida, adentra-se, as medidas socioeducativas, especificamente as em meio aberto e as legislações que normatizam elas, como o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Além disso, apresentar-se-á o CEDEDICA, elucidando o trabalho realizado por ele e o papel da assistente social na instituição. Ressaltando a importância deste profissional na área da socioeducação, atuando diretamente com as expressões da questão social e comprometido com o Código de Ética Profissional, buscando viabilizar a garantia dos direitos e exercício da cidadania desta população. O projeto de intervenção “Construindo o Amanhã” foi oportunizado a cinco adolescentes, conforme os critérios estabelecidos, contudo apenas dois participaram efetivamente. Apesar da baixa adesão, as atividades realizadas entre a estagiária e os adolescentes foram proveitosas, oportunizando assim espaços de reflexão e troca de saberes, na perspectiva do rompimento com a prática do ato infracional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto