dc.contributor.advisor | Pavão, Sílvia Maria de Oliveira | |
dc.creator | Silva, Elizângela Rolim da | |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T13:05:31Z | |
dc.date.available | 2022-08-16T13:05:31Z | |
dc.date.issued | 2022-02-24 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25895 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | This monograph stems from the Specialization Course in Educational Management, Public Politics and Educational Management Program, at the Federal University of Santa Maria. It addresses the theme "The deaf teacher in Higher Education: Challenges of Communication", aiming to know the challenges faced by deaf teachers in Higher Education regarding Educational Management. The applied research, with a qualitative approach, had as study participants, three deaf professors working in Higher Education. The data were analyzed in the context of Communication and Brazilian Sign Language - LIBRAS. The results showed that the deaf professional has a profile of self-recognition of their own language - Brazilian Sign Language (LIBRAS). The three deaf teachers who participated considered themselves as bilingual, that is, they use two languages (LIBRAS and Portuguese). They also reinforce that deaf teachers have their own identity and that the recognition of their first mother tongue, Libras, as the official language of the deaf subject, has brought significant changes to deaf teachers within higher education institutions, in terms of communication and interaction with hearing teachers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Docente surdo | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Deaf faculty | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.title | O docente surdo no ensino superior: desafios da comunicação | por |
dc.title.alternative | The deaf teacher in higher education: challenges of communication | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta Monografia decorre do Curso de Especialização em Gestão Educacional, Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria. Aborda o tema “O docente surdo no Ensino Superior: Desafios da Comunicação”, tendo como objetivo conhecer os desafios enfrentados pelos docentes surdos no Ensino Superior no que diz respeito à Gestão Educacional. A pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa teve como participantes do estudo, três docentes surdos atuantes na Educação Superior. Os dados foram analisados no contexto da Gestão Educacional e Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Os resultados apontaram que o profissional surdo apresenta um perfil de auto reconhecimento da própria língua - Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Os três docentes surdos participantes se colocaram como bilíngues, ou seja, utilizam duas línguas (LIBRAS e Português). Ainda reforçam que o docente surdo possui identidade própria e que o reconhecimento da sua primeira língua materna, Libras, como língua oficial do sujeito surdo, trouxe mudanças significativas para o docente surdo dentro das instituições de Ensino Superior, quanto à comunicação e interação com docentes ouvintes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |