dc.contributor.advisor | Gaviraghi, Fabio Jardel | |
dc.creator | Thomazi, Amanda Brignol de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T18:02:25Z | |
dc.date.available | 2022-08-16T18:02:25Z | |
dc.date.issued | 2019-12-12 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | THOMAZI, A. B. de O. Assistência estudantil para os estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Maria: caminhos e desafios. 2019. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25901 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This paper concludes the Social Services course with research that aims to analyse documents and legislation at national level, and internal documents from the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) regarding academic welfare with a focus on the academic welfare of indigenous students at the UFSM.
Using the critical dialectical method, this research involved qualitative documental analysis; it involved documents, legislations, edicts, regulations and reports that determine the Student Welfare Policy at a national level and also within the UFSM, linking to and considering the reality of the Federal Universities Support and Restructuring Program; the National Student Welfare Initiative; positive discrimination; the indigenous question; the social question; student welfare; and the professional role of the social worker within education policies are among the research’s theoretical themes.
Albeit recent, this topic is still being addressed by the social service in a timid way but with a rise in demand for, and investments into, academic welfare according to the data presented in the research; it is therefore essential that this debate receives more visibility as a professional category.
Some results identified from the research are: the necessity to create a National Academic Welfare Policy that will replace the previous one; the need to establish internal rules that regulate academic welfare for indigenous students at the UFSM; and the need to introduce positive discrimination in the postgraduate programs of the UFSM, among others exhibited in the research’s final conclusions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Assistência Estudantil Indígena | por |
dc.subject | Universidade | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Serviço Social | por |
dc.subject | Assistance Indigenous Student | eng |
dc.subject | University | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Social Service | eng |
dc.title | Assistência estudantil para os estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Maria: caminhos e desafios | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social. | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão do curso de Serviço Social consiste em uma pesquisa que tem por objetivo analisar os documentos e legislações a nível nacional e os documentos internos referentes à assistência estudantil da Universidade Federal de Santa Maria, destacando a assistência estudantil para estudantes indígenas da UFSM. Utilizando-se do método dialético crítico, a referida pesquisa foi de caráter documental de cunho qualitativo, ou seja, envolveu documentos, legislações, editais, normativas e relatórios que dispõem sobre a Política de Assistência Estudantil a nível nacional e na Universidade Federal de Santa Maria, relacionando e considerando a realidade a partir do Programa de Apoio e Reestruturação das Universidades Federais, o Plano Nacional de Assistência Estudantil, as ações afirmativas, a questão indígena, a questão social, a assistência estudantil e o fazer profissional do assistente social na política de educação estão entre as categorias teórico-temáticas do trabalho. Apesar de recente, a temática ainda vem sendo abordada pelo serviço social de maneira tímida, porém com o aumento da demanda e dos investimentos em assistência estudantil de acordo com dados apresentados na pesquisa, torna-se fundamental que esse debate receba mais visibilidade enquanto categoria profissional. Alguns dos resultados identificados a partir da pesquisa são: a criação de uma Política Nacional de Assistência Estudantil que venha substituir o PNAES, a necessidade da elaboração de uma normativa interna que regulamente a assistência estudantil para os estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Maria e a necessidade da criação de ações afirmativas nos programas de pós-graduação da Universidade, entre outros evidenciados nas considerações finais do trabalho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |