Avaliação de videoclipe para aprendizagem da fisiologia da lactação por estudantes de curso graduação da saúde
Fecha
2022-04-29Primeiro coorientador
Paula, Cristiane Cardoso de
Primeiro membro da banca
Primo, Cândida Caniçali
Segundo membro da banca
Langendorf, Tassiane Ferreira
Terceiro membro da banca
Weinmann, Angela Regina Maciel
Quarto membro da banca
Bolzan, Geovana de Paula
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
INTRODUÇÃO: Estudo ancorado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, ao
encontro das propostas pedagógicas inovadoras mediadas por tecnologias educativas. Guiado
pelo Modelo de Tradução do Conhecimento em Ação, com o desenvolvimento do Ciclo de
Aplicação da ferramenta para aprendizagem da fisiologia da lactação traduzida no formato de
videoclipe para a população de estudantes de graduação em saúde. OBJETIVO: Avaliar uma
tecnologia cuidativo-educacional do tipo videoclipe para aprendizagem da fisiologia da
lactação por estudantes de graduação da área da saúde; sua adequação pelos estudantes quanto
a interatividade, objetivo, relevância e clareza; os resultados na aprendizagem do conteúdo; as
barreiras, facilitadores e a carga mental de trabalho para o uso do videoclipe por estes
estudantes. MÉTODO: Estudo do tipo quase experimental, com a população de estudantes de
graduação da área da saúde de uma universidade pública localizada no interior do Rio Grande
do Sul, Brasil. As partes do formulário online foram: pré-teste de conhecimento; apresentação
do videoclipe denominado “Lactashow: o ciclo da lactação”; avaliação a partir do instrumento
de Avaliação de Tecnologia Assistiva; perguntas abertas para conhecer a barreiras e
facilitadores para o uso da tecnologia; pós-teste de conhecimento; avaliação da carga mental de
trabalho com o instrumento NASA Task Load Index. RESULTADOS: Participaram do estudo
111 estudantes de graduação de diferentes cursos da área da saúde, 72,1% foram mulheres;
95,5% assistem vídeos em sua rotina de estudos; 52,3% indicaram a oferta de disciplina
abordando este conteúdo e 30,6% reconheceram ter algum conhecimento sobre o tema
adquirido fora da graduação. Após submetidos à intervenção educativa, indicaram (n = 88) que
os atributos interatividade, objetivo, relevância e clareza tiveram média de 1,71; 1,77; 1,64 e
1,77, respectivamente. Como facilitadores para o uso da tecnologia, obteve-se a música, o
audiovisual, a acessibilidade, a compreensibilidade e a atratividade. As barreiras indicadas
foram a velocidade e a necessidade de conhecimento prévio do assunto. O momento depois da
intervenção, para 81 estudantes, a tecnologia favorece a aprendizagem: a fisiologia da lactação
inicia na gestação (92,6-95,1), os hormônios progesterona e estrógeno comandam a preparação
da mama para a lactação (25,9-50,6); a lactação inicia logo após o nascimento (38,3-45,7); a
prolactina é o hormônio de produção do leite (92,6-95,1), a ocitocina é o hormônio de ejeção
do leite (70,4-82,7) e o hipotálamo é o responsável por liberar os estes hormônios (54,3-64,2).
Os estudantes (n = 26) consideraram a sobrecarga mental de trabalho à qual foram submetidos
foi baixa (global = 39,03). CONCLUSÃO: O videoclipe é uma ferramenta adequada para ser
utilizada com estudantes de graduação da área da saúde e atende aos atributos de interatividade,
objetivo, relevância e clareza e promove a aprendizagem com demanda de baixa carga mental.
A tese defendida é que o Lactashow tem potencial significativo para a promoção de
aprendizagem não arbitrária e não literal, pois esta tecnologia cuidativo-educacional estimula a
interação com a estrutura cognitiva do discente, sendo um subsunçor para aqueles que não têm
conhecimento prévio sobre a fisiologia da lactação.
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