Os ideários pós-modernos no mundo do trabalho: implicações para o campo de trabalho da educação física
View/ Open
Date
2022-05-18Primeiro membro da banca
Sagrillo, Daniele Rorato
Segundo membro da banca
Mendes, Valdelaine da Rosa
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente pesquisa possui como temática central o mundo do trabalho em educação física, a
partir de um enfoque epistemológico. Levantamos como problema de pesquisa o seguinte
questionamento: como se apresenta no mundo do trabalho as metamorfoses promovidas pelos
ideários pós-modernos e as implicações para a área da educação física? Essencialmente,
pretendemos: analisar como se apresenta os ideários pós-modernos no mundo do trabalho e as
implicações para o campo de trabalho da educação física; verificar as consequências das
mudanças do mundo do trabalho na elaboração das novas políticas educacionais da área;
Analisar as consequências das alterações do mundo do trabalho no contexto do emprego
formal e/ou autónomo da área da Educação Física; investigar como o conhecimento científico
da área é tratado/reconhecido no contexto contemporâneo. Assumimos como hipótese: o
fenômeno da uberização como a categoria que expressa os ideais da pós-modernidade, que
vem promovendo, intensas modificações no mundo do trabalho, e, por conseguinte, na
especificidade da educação física, bem como na sua formação especifica e no conhecimento
científico requisitado no atual contexto da sociedade contemporânea. Recorremos como
método de pesquisa ao materialismo histórico – dialético, configurando assim o estudo, numa
pesquisa de abordagem crítico-dialética. Nosso processo investigativo se caracteriza por ser
de base teórica a partir da literatura clássica da temática central do estudo, elaborando
mediações e sínteses com a especificidade da educação física. Utilizamos como categorias
metodológicas: totalidade, contradição e mediação, e como categorias de conteúdo: mundo do
trabalho; uberização; pós-modernidade; educação física; políticas educacionais de formação
inicial. Como resultados dessa pesquisa, obtivemos a constatação que o mercado de trabalho
em Educação Física, tem se deslocado de maneira similar com as proposições inerentes ao
modelo Toyotista (quando se refere à racionalidade/forma do trabalho contemporâneo), bem
como as implicações oriundas da efetivação da Indústria 4.0 (quando se relaciona com os
instrumentos/sistema de trabalho). Dessa maneira, pode-se verificar a prática no mercado
específico, situações que objetivam acentuar as condições de trabalho (polivalência, aumento
da carga de trabalho, etc.), ao mesmo passo que, promove a fragilização das relações de
trabalho (terceirizações, contratos temporários, pejotização, entre outras formas), associandose, ainda, a realidade das plataformas digitais/aplicativos que intensificam, por exemplo, o
trabalho intermitente/uberizado num contexto de crise estrutural do sistema de produção
capitalista. A consideração final volta-se para dar conta que no atual momento sócio-historico
o mercado de trabalho da Educação Física assume o caráter de empregar a perspectiva pós-moderna neoliberal que, desdobra-se em visões individualizadas e fragmentadas da realidade,
implicando ao labor contemporâneo a efetivação duma visão empreendedora, expressada pela
percepção fetichizada do “patrão de si mesmo”, muito utilizada pelo cenário laboral
digital/computacional que faz uso massivo dessas tecnologias, capilarizando o “fenômeno da
uberização”, onde o labor tem assumido, sua relação e dependência para com a tecnologia.
Collections
The following license files are associated with this item: