Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por área do CNPQ "100000000003"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 33
-
Mapeamento de processos para análise de dados hospitalares sensíveis à LGPD
(2023-12-14)Atualmente, no Brasil, estima-se que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está fora da realidade de 80% das empresas, no ramo da saúde. Podemos destacar principalmente no serviço público, em hospitais sem fins lucrativos, ... -
Desenvolvimento de um jogo utilizando a plataforma Mugen: um estudo sobre ferramentas e engines de jogos
(2023-12-07)Este trabalho de conclusão de curso apresenta o processo de desenvolvimento de um jogo digital com o propósito de proporcionar entretenimento aos usuários finais. Com o intuito de alcançar um amplo público, o jogo foi ... -
Um estudo sobre alternativas de roaming em mobilidade elétrica
(2024-08-09)Este trabalho analisa a infraestrutura de carregamento no contexto da mobilidade elétrica, concentrando-se especificamente na dinâmica da comunicação entre operadores de ponto de carregamento (CPOs) e provedores de serviço ... -
Desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional híbrido para apoiar o ensino de gerência de projetos de software
(2023-02-06)A fim de apoiar o ensino e aprendizagem da disciplina de Gerência de Projetos de Software em cursos de graduação de computação, este trabalho tem a finalidade de analisar, desenvolver e avaliar um jogo educacional híbrido, ... -
Uso de iot para automatizar a coleta de dados relevantes à produção de mudas de morango
(2023-02-03)O presente trabalho se propõe a analisar as possibilidades de utilização de recursos da Internet das Coisas (IoT) no contexto do processo produtivo de mudas de morango. É introduzido o tema com uma explanação do estado ... -
Psicologia das cores no design de interfaces digitais
(2023-12-14)Atualmente, com as diversas informações disponibilizadas digitalmente e com os avanços tecnológicos presentes nos diversos ramos sociais, faz-se necessário o estudo das cores e sua influência na transmissão de informações ... -
Heurísticas de usabilidade para dispositivos móveis
(2023-12-15)Com o crescente uso de dispositivos móveis, surge a necessidade de métodos específicos para avaliar a usabilidade desses dispositivos. A avaliação heurística é um método amplamente utilizado nesse contexto. Este trabalho ... -
Análise da implantação do projeto SPED em uma empresa
(2013-12-14)A tecnologia está presente na vida de todos. Hoje, nenhum campo profissional resiste à transformação que acontece, a era da informação. Diante deste quadro, era impossível que a Contabilidade como ciência ficasse alheia ... -
Proposta de um framework de implementação do Lean Six Sigma baseado no DMAIC para aplicação em micro, pequenas e médias empresas
(2023-12-14)Neste estudo, exploramos a implementação do Lean Six Sigma, focando no processo DMAIC, em pequenas e médias empresas (MPMEs) – um setor frequentemente restrito por recursos, mas essencial para a dinâmica econômica. O ... -
Criptomoeda: Smart Contract na rede Ethereum
(2023-12-12)A criação do Bitcoin fez com que as criptomoedas se tornassem populares, e surgiu a necessidade de investigar formas de transacionar um ativo digital onde a criptografia se torna o intermediário com o intuito de prover ... -
Técnicas de machine learning aplicadas no processo de certificação de granjas avícolas
(2023-07-04)Nos últimos anos a área de Inteligência Artificial (IA) tem demonstrado muitos avanços, principalmente com o uso de machine learning e redes neurais, gerando grandes oportunidades de pesquisa. Boa parte da ampliação da ... -
Desenvolvimento de um protótipo para gestão de conhecimento utilizando Lunr.js
(2024-03-19)Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um protótipo simplificado para demonstrar a utilização de Javascript como uma plataforma de gestão do conhecimento de uma persona representando a aplicação em uma empresa. ... -
Um estudo sobre bancos de dados séries temporais
(2023-12-13)Com o aumento da popularidade de plataformas IoT (Internet of Things), houve também um aumento na utilização de sensores, consequentemente aumentando também a quantidade de dados produzidos por estes sensores, por possuir ... -
Desenvolvimento e avaliação de um jogo digital de tabuleiro para revisão de conhecimentos em gerência de projetos
(2022-02-10)Diversos estudos demonstram os benefícios do uso de jogos educacionais para a simulação de atividades e/ou revisão de conceitos de forma motivadora e atrativa para os alunos. Este estudo objetiva desenvolver uma versão ... -
Aplicativo de gerenciamento de campeonatos de futebol: controle de cartões, suspensões e gol
(2023-12-21)Uma avaliação de interface bem feita é capaz de mudar o jeito que o usuário interage com a aplicação, uma vez que permite a sua melhoria, fazendo com que ela seja mais ou menos usada dependendo do resultado e das modificações ... -
Integração entre assistente de voz e IA generativa: potencializando a Alexa com o ChatGPT
(2023-12-07)A assistente Alexa, da Amazon, é reconhecida por seu foco no auxílio de tarefas residenciais, não sendo a assistente ideal para quem busca respostas a perguntas específicas e conversação. Em contraste, o ChatGPT da OpenAI, ... -
Web scraping de dados referentes a indicadores relacionados à produção rural
(2023-01-30)Este trabalho propõe-se a desenvolver uma Base de Dados representada por um ou mais arquivos CSV, contendo dados relativos ao contexto agrícola, de modo que seja possível permitir a realização de uma análise, e se possível ... -
Alinhamento do posicionamento da UFSM-FW no Instagram em relação à sua política de comunicação
(2023-12-06)Este trabalho de conclusão de curso (TCC) se propõe a investigar e avaliar o alinhamento da presença da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen (UFSM-FW) no seu Instagram com a Política de Comunicação ... -
Um estudo sobre Chatbots e sua aplicação no comércio eletrônico
(2018-12-11)Este trabalho apresenta um estudo sobre os agentes de conversação chamados chatbots, abordando sua história e evolução desde seu surgimento, ao lado dos primeiros conceitos de Inteligência Artificial e das primeiras ... -
Implementação de um detector de movimentos à partir de streamings de vídeo
(2023-07-12)O estudo centrou-se no caso especial de detecção de movimento em um ambiente. Esse ambiente estava sendo registrado por uma câmera fixa. Para aquisição dos dados foi utilizado um streaming de vídeo, captado através de uma ...