Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por área do CNPQ "700100000004"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 19
-
Análise do tempo na formação do pensamento filosófico nas aulas de filosofia no ensino médio
(2018-07-06)O objetivo deste trabalho é avaliar algumas concepções de tempo para entender como o pensamento filosófico pode ser criado, praticado e ensinado na era digital, pois este elemento implica diretamente no pensamento e ... -
Gilles Delleuze: da criação de conceitos ao ensino de filosofia
(2018-07-05)O ensino de filosofia é, em grande parte, de má qualidade devido à incompreensão sobre a natureza da própria filosofia. A obra “O que é a Filosofia” foi escolhida no sentido de lançar luz sobre uma concepção de filosofia. ... -
Duas interpretações d'o Príncipe de Maquiavel
(2023-12-07)O presente trabalho propõe o desenvolvimento da nova interpretação da obra O Príncipe, de Maquiavel, realizada pela filósofa Erica Benner. A obra de Maquiavel tem sido objeto de controvérsias ao longo dos séculos, ... -
A desconstrução do óbvio na filosofia
(2018-07-07)Este artigo discute o papel do Ensino Filosofia para o desenvolvimento da consciência crítica. Apoiando-se em teorias de Filósofos como Platão, Henri Bergson, Martha Nussbaum, Ricardo Timm, entre outros. O objeto principal ... -
Como ser moralmente melhor? Iris Murdoch e o problema do aperfeiçoamento moral
(2024-08-14)A história da filosofia moral contemporânea, notadamente através do trabalho de Iris Murdoch, Elizabeth Anscombe e Philippa Foot, mudou o foco de princípios gerais para a psicologia dos agentes morais, enfatizando caráter, ... -
Filosofia: uma ferramenta para superar os ditames da sociedade
(2018-07-21)O artigo visa abordar a Filosofia como uma ferramenta capaz de permitir que os ditames da sociedade sejam superados. Ou seja, que os valores e padrões estabelecidos pelas diversas mídias que influenciam significativamente ... -
O papel da emotividade no ensino de filosofia: um estudo a partir de Martin Heidegger a Michel Henry
(2018-07-12)Este artigo objetiva apresentar e ressaltar a importância da afetividade no ensino de filosofia. O estudo acerca da afetividade surge devido à necessidade de explorar os campos férteis do afeto, relacionados ao ser no ... -
Entre as sendas da literatura: um ensaio metodológico para o ensino de filosofia
(2018-07-06)O objetivo deste artigo é delinear uma proposta metodológica para o ensino de filosofia apoiada em suas relações com a literatura. Como ponto de partida, adotamos uma concepção contemporânea e bem específica quanto à ... -
Clássicos literários como motivação para a aula de filosofia
(2018-07-21)O presente trabalho pretende referenciar o ensino de Filosofia desde textos da literatura clássica, abordando, especificamente, a obra "As Viagens de Gulliver" de Jonathan Swift, apresentando que não existe apenas uma ... -
Dormi expectador, acordei protagonista: reflexões sobre a transição do discente para o docente na filosofia
(2018-07-06)O processo de formação de professores de Filosofia é complexo e ultrapassa as questões relacionadas ao fato de estar atrelado apenas a um expectador das aulas. No ensino de graduação de Filosofia no Brasil há muitos desafios ... -
Filosofia no ensino médio: reflexões sobre a prática docente
(2018-07-05)Este trabalho tem por finalidade pensar questões pertinentes sobre a Filosofia a sua natureza e a sua relação com a sociedade. Os desafios enfrentados pelos docentes para adequar, transformar a filosofia em uma disciplina ... -
Um estudo sobre teoria causal da memória com ênfase na memória episódica
(2024-08-13)A filosofia da memória é uma área na qual convergem conhecimentos próprios da filosofia, é uma pesquisa sobre os tipos de memórias existentes. Portanto, leva como objetivo responder às questões que intrigam pesquisadores ... -
A noção de liberdade em Marx a partir de sua crítica ao capitalismo
(2024-08-14)A obra de Karl Marx possui como objeto de estudo o sistema econômico capitalista emergente do século XIX. No entanto, ao longo do desenvolvimento de seu pensamento, o autor também elaborou críticas relevantes sobre temas ... -
O Jovem Marx e a alienação da physis: Uma tentativa de defesa da naturalidade
(2024-07-12)Trata-se da análise da alienação da physis nos Manuscritos de 1844 de Karl Marx. Nossa hipótese central é que a principal tese de Marx, que tem contornos notadamente antropológicos, é a de que o trabalho não só produz o ... -
Teoria feminista e ensino de filosofia
(2018-07-05)O trabalho a seguir é uma introdução à teoria feminista, na medida em que foi idealizado para uma aula de qualquer um dos anos do Ensino Médio. O objetivo é iniciar as alunas e alunos nos estudos sobre Epistemologia e seus ... -
O amor em Kierkegaard como pressuposto de ação moral
(2024-08-14)O presente trabalho se propõe a desenvolver o tema do amor em Kierkegaard como pressuposto de ação moral. Nosso esforço reflexivo tem como propósito investigar e analisar o pressuposto do “Amor ao próximo” como princípio ... -
Educação e filosofia
(2018-07-06)O referido trabalho, artigo científico, realizado com o objetivo de evidenciar a relação entre educação e filosofia existente nas salas de aulas das escolas do ensino médio. O conceito que orienta este, parte da compreensão ... -
Aristóteles e o caminho à felicidade
(2018-07-06)A construção de uma vida prática feliz acaba se revelando um ideário de muitos humanos e, segundo Aristóteles, o fim da existência destes. Frente a isto, este trabalho, se voltou à análise daquilo que Aristóteles identificava ... -
O desafio do ensino de filosofia com os jovens do ensino médio
(2018-07-14)O artigo propõe pensar o ensino de Filosofia com os jovens, considerando os interesses em meio à cultura midiática e imagética, a qual compõem suas vivências existenciais na contemporaneidade, pois consideramos que a ...