• Análise do tempo na formação do pensamento filosófico nas aulas de filosofia no ensino médio 

      Antunes, Vanda Rosane de Freitas Franco (2018-07-06)
      O objetivo deste trabalho é avaliar algumas concepções de tempo para entender como o pensamento filosófico pode ser criado, praticado e ensinado na era digital, pois este elemento implica diretamente no pensamento e ...
    • Gilles Delleuze: da criação de conceitos ao ensino de filosofia 

      Borchate, Denise (2018-07-05)
      O ensino de filosofia é, em grande parte, de má qualidade devido à incompreensão sobre a natureza da própria filosofia. A obra “O que é a Filosofia” foi escolhida no sentido de lançar luz sobre uma concepção de filosofia. ...
    • Duas interpretações d'o Príncipe de Maquiavel 

      Fachi, Arthur Silva (2023-12-07)
      O presente trabalho propõe o desenvolvimento da nova interpretação da obra O Príncipe, de Maquiavel, realizada pela filósofa Erica Benner. A obra de Maquiavel tem sido objeto de controvérsias ao longo dos séculos, ...
    • A desconstrução do óbvio na filosofia 

      Fernandes, Heloisa Conceição de Lima (2018-07-07)
      Este artigo discute o papel do Ensino Filosofia para o desenvolvimento da consciência crítica. Apoiando-se em teorias de Filósofos como Platão, Henri Bergson, Martha Nussbaum, Ricardo Timm, entre outros. O objeto principal ...
    • Como ser moralmente melhor? Iris Murdoch e o problema do aperfeiçoamento moral 

      Freitas, Thiago Rodrigues de (2024-08-14)
      A história da filosofia moral contemporânea, notadamente através do trabalho de Iris Murdoch, Elizabeth Anscombe e Philippa Foot, mudou o foco de princípios gerais para a psicologia dos agentes morais, enfatizando caráter, ...
    • Filosofia: uma ferramenta para superar os ditames da sociedade 

      Kruetzmann, Juliana Lopes (2018-07-21)
      O artigo visa abordar a Filosofia como uma ferramenta capaz de permitir que os ditames da sociedade sejam superados. Ou seja, que os valores e padrões estabelecidos pelas diversas mídias que influenciam significativamente ...
    • O papel da emotividade no ensino de filosofia: um estudo a partir de Martin Heidegger a Michel Henry 

      Maciel, Diego (2018-07-12)
      Este artigo objetiva apresentar e ressaltar a importância da afetividade no ensino de filosofia. O estudo acerca da afetividade surge devido à necessidade de explorar os campos férteis do afeto, relacionados ao ser no ...
    • Entre as sendas da literatura: um ensaio metodológico para o ensino de filosofia 

      Maiotti, Álvaro de Souza (2018-07-06)
      O objetivo deste artigo é delinear uma proposta metodológica para o ensino de filosofia apoiada em suas relações com a literatura. Como ponto de partida, adotamos uma concepção contemporânea e bem específica quanto à ...
    • Clássicos literários como motivação para a aula de filosofia 

      Oliveira, Michael de (2018-07-21)
      O presente trabalho pretende referenciar o ensino de Filosofia desde textos da literatura clássica, abordando, especificamente, a obra "As Viagens de Gulliver" de Jonathan Swift, apresentando que não existe apenas uma ...
    • Dormi expectador, acordei protagonista: reflexões sobre a transição do discente para o docente na filosofia 

      Redin, Ezequiel (2018-07-06)
      O processo de formação de professores de Filosofia é complexo e ultrapassa as questões relacionadas ao fato de estar atrelado apenas a um expectador das aulas. No ensino de graduação de Filosofia no Brasil há muitos desafios ...
    • Filosofia no ensino médio: reflexões sobre a prática docente 

      Revelante Netto, Eduardo (2018-07-05)
      Este trabalho tem por finalidade pensar questões pertinentes sobre a Filosofia a sua natureza e a sua relação com a sociedade. Os desafios enfrentados pelos docentes para adequar, transformar a filosofia em uma disciplina ...
    • Um estudo sobre teoria causal da memória com ênfase na memória episódica 

      Rodrigues, Odanir (2024-08-13)
      A filosofia da memória é uma área na qual convergem conhecimentos próprios da filosofia, é uma pesquisa sobre os tipos de memórias existentes. Portanto, leva como objetivo responder às questões que intrigam pesquisadores ...
    • A noção de liberdade em Marx a partir de sua crítica ao capitalismo 

      Rodrigues, Rodrigo da Rosa Miranda (2024-08-14)
      A obra de Karl Marx possui como objeto de estudo o sistema econômico capitalista emergente do século XIX. No entanto, ao longo do desenvolvimento de seu pensamento, o autor também elaborou críticas relevantes sobre temas ...
    • O Jovem Marx e a alienação da physis: Uma tentativa de defesa da naturalidade 

      Rossatto, Rossano Silveira (2024-07-12)
      Trata-se da análise da alienação da physis nos Manuscritos de 1844 de Karl Marx. Nossa hipótese central é que a principal tese de Marx, que tem contornos notadamente antropológicos, é a de que o trabalho não só produz o ...
    • Teoria feminista e ensino de filosofia 

      Santos, Fernanda Gabriela Soares dos (2018-07-05)
      O trabalho a seguir é uma introdução à teoria feminista, na medida em que foi idealizado para uma aula de qualquer um dos anos do Ensino Médio. O objetivo é iniciar as alunas e alunos nos estudos sobre Epistemologia e seus ...
    • O amor em Kierkegaard como pressuposto de ação moral 

      Silva, Hélio Ricardo Caneca da (2024-08-14)
      O presente trabalho se propõe a desenvolver o tema do amor em Kierkegaard como pressuposto de ação moral. Nosso esforço reflexivo tem como propósito investigar e analisar o pressuposto do “Amor ao próximo” como princípio ...
    • Educação e filosofia 

      Silva, Ivone Moraes da (2018-07-06)
      O referido trabalho, artigo científico, realizado com o objetivo de evidenciar a relação entre educação e filosofia existente nas salas de aulas das escolas do ensino médio. O conceito que orienta este, parte da compreensão ...
    • Aristóteles e o caminho à felicidade 

      Tonelli, Moisés Rabaiolli (2018-07-06)
      A construção de uma vida prática feliz acaba se revelando um ideário de muitos humanos e, segundo Aristóteles, o fim da existência destes. Frente a isto, este trabalho, se voltou à análise daquilo que Aristóteles identificava ...
    • O desafio do ensino de filosofia com os jovens do ensino médio 

      Vizzoto, Rozilene (2018-07-14)
      O artigo propõe pensar o ensino de Filosofia com os jovens, considerando os interesses em meio à cultura midiática e imagética, a qual compõem suas vivências existenciais na contemporaneidade, pois consideramos que a ...