Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por título
Itens para a visualização no momento 9630-9649 of 12665
-
Práticas educativas na educação de surdos: a observação e estimulação das competências de aprendizagem no contexto das oficinas pedagógicas
(2010)Esta pesquisa tem o seu lócus nos estudos sobre as oficinas pedagógicas, como espaços de reflexão e de aprendizagem sobre a prática educativa na educação de surdos. Trata-se de um contexto educativo que visa oportunizar ... -
Práticas educativas nas quintas séries das escolas estaduais rurais de Cacapava do Sul
(2005-04-29)Este estudo de cunho qualitativo visa apresentar a realidade das práticas educativas das quinta séries de Escolas Estaduais de Ensino Fundamental da Zona Rural de Caçapava do Sul – RS, na visão de Diretores, Professores ... -
Práticas educativas no ciclo gravídico-puerperal - uma perspectiva interdisciplinar e de atenção integral
(2012)Relato de experiência, com o objetivo de promover ações educativas em Sala de Espera, em duas Estratégias Saúde da Família (ESF) do município de Santa Maria - RS, com foco interdisciplinar e na perspectiva da atenção ... -
Práticas educativas para a construção de uma escola inclusiva
(2010-12-20)Este artigo tem, como objetivo principal discutir e analisar as práticas educativas adotadas atualmente no sentido de tornar as escolas inclusivas e capacitadas para receberem alunos com necessidades especiais. Busca-se ... -
Práticas educativas para alunos com déficit cognitivo incluídos no ensino regular do ensino fundamental
(2010-12-20)Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho etnográfica, através de descrições das análises das entrevistas realizadas com os professores e observações realizadas em sala de aula. A intenção é analisar ... -
Práticas educomunicativas no contexto escolar: obstáculos e perspectivas
(2014-12-18)A educomunicação tem se demonstrado ferramenta viável na criação de novos tipos de aprendizagem, formais ou informais, com viés mais democrático, igualitário e menos hierarquizado, atendendo a pluralidade e diversidade ... -
Práticas envolvendo aluno com déficit cognitivo
(2010-03-24)Vivendo sob o paradigma da inclusão, torna-se necessário repensar as práticas inclusivas de modo a atender os direitos e deveres do educando. Partindo deste pressuposto que surge a necessidade da busca de maiores conhecimentos, ... -
Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização
(2014-12-19)Esse artigo trata do uso das mídias na educação escolar, neste caso o uso dos softwares educativos em atividades didáticas nos anos iniciais, tendo em vista possibilitar um maior suporte pedagógico para a ampliação da ... -
Práticas inovadoras: uso da lousa digital nas aulas de Geografia
(2013)Este trabalho traz uma pesquisa qualitativa realizada em 3 escolas municipais da rede de Tapera- RS, envolvendo o 6º ano, com um total de 48 alunos, enfocando a utilização e avaliando o desenvolver das aulas da disciplina ... -
Práticas integrativas e complementares em saúde: conhecimento e uso pelos fonoaudiólogos do Rio Grande do Sul
(2022-08-02)Introdução: Apesar dos diversos incentivos da OMS e SUS em implementar as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), pressupõe-se que os fonoaudiólogos ainda não se sintam habilitados ao uso dessas práticas, estando ... -
Práticas integrativas e complementares em saúde: estudo bibliográfico
(2014-08-29)Este estudo é uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, em que os dados foram coletados mediante consulta na Biblioteca Virtual da Saúde BVS/Bireme, nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe ... -
As práticas jornalísticas na construção de livros-reportagem: uma análise de Presos que Menstruam
(2023-07-07)Este trabalho busca compreender as práticas adotadas pelas jornalistas na escolha da pauta, do método de apuração e da escrita dos livros-reportagem, tendo como enfoque os métodos escolhidos pela jornalista Nana Queiroz, ... -
"Práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos do CAS, durante o processo de ensino e aprendizagem"
(2011)Este artigo, cujo tema está voltado para as práticas pedagógicas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos, tem por objetivo revelar as experiências inovadoras desenvolvidas no CAS - Centro de ... -
Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
(2010)É preciso reconhecer e respeitar as diferenças no espaço escolar. Isto é, as especificidades do ato de aprender de nossos alunos, bem como as atividades pedagógicas que possam potencializar suas aprendizagens. Em síntese, ... -
Práticas pedagógicas com crianças surdas inseridas na escola municipal para ouvintes
(2017-01-13)O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo problematizar as práticas pedagógicas no processo de alfabetização da criança surda em uma escola municipal para ouvintes. O interesse por essa pesquisa emana das ... -
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
(2023-02-03)A alfabetização é o processo de apropriação da tecnologia da escrita, a qual é atravessada por sentidos, construídos na relação com o outro. A alfabetização e o letramento são processos distintos, os quais se complementam, ... -
As práticas pedagógicas do estágio: Brincadeiras e jogos
(2023-01-23)A presente pesquisa foi realizada no curso de Pedagogia Licenciatura Noturno da Universidade Federal de Santa Maria, RS. A pesquisa versa sobre a temática das práticas pedagógicas que foram desenvolvidas durante a ... -
Práticas pedagógicas e a inclusão escolar
(2010-12)Neste estudo, investigaram-se as práticas pedagógicas e a inclusão de alunos com déficit cognitivo, em uma escola estadual, no interior do Rio Grande do Sul, oferecidas essas para dois alunos do ensino fundamental. Estudou-se, ... -
Práticas pedagógicas e déficit cognitivo
(2010-12-17)A educação inclusiva não se apresenta como um processo mecânico e imposto de modo linear. Antes, se constitui em um processo de autoconstrução, no confronto e na interação do aluno com seu meio. Sob esse enfoque, os conceitos ... -
Práticas pedagógicas e déficit cognitivo
(2010-12-20)O foco central desse artigo é a formação dos educandos com déficit cognitivo bem como as práticas pedagógicas utilizadas no processo de formação e aprendizagem. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – L.D.B.E.N. ...