Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por orientadores "Konrath, Mary Lúcia Pedroso"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 28
-
Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa
(2018-12-20)Este artigo mostra alguns resultados teórico-práticos da pesquisa sobre o uso das mídias como suporte para as práticas multiletramento no contexto do ensino de Língua Portuguesa. Nesta oportunidade, a fim de facilitar e ... -
Construção de histórias através do uso da mídia informática sobre ecologia e meio ambiente a partir do imaginário individual de adolescentes
(2011)A pesquisa tem como tema o uso dos recursos midiáticos como instrumentos com-plementares relevantes na busca de melhorar e facilitar o entendimento, por parte dos educandos do 9º Ano do Ensino Fundamental Bernardino ... -
Fomentando o uso da mídia informática na prática pedagógica de professores do Colégio Estadual Alceu Wamosy do município de Santana do Livramento
(2011-11-05)O presente artigo aborda aspectos relevantes à prática docente, com o intuito de fomentar o uso da informática como ferramenta na prática pedagógica de Língua Portuguesa nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino ... -
Ver, ouvir e agir: uso integrado das mídias rádio, tv e vídeo e informática com os alunos do jardim B de uma escola pública do município de Cachoeira do Sul
(2014-12-18)Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos do uso das mí-dias rádio, TV e vídeo e informática como ferramentas de apoio peda-gógico na construção de conhecimentos sobre o conteúdo estudado por crianças do ... -
Ecologia sonora e os recursos audiovisuais: trabalhando o corpo, sons, movimentos, desenvolvimento motor e expressão corporal de alunos no berçário II do município de Santiago
(2017-10-28)Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos relativos à teoria da ecologia sonora e o uso de recursos audiovisuais, no que tange ao trabalho de reconhecimento do corpo, visualização e produção de sons ... -
O uso do vídeo aplicado na turma do pré-nível B da educação infantil da Escola Estadual de Ensino Fundamental Adelina Zanchi de Faxinal do Soturno
(2011)Este artigo mostra os resultados teórico-práticos da pesquisa realizada sobre o uso da mídia vídeo na prática pedagógica da Educação Infantil e sua influência no papel do professor e do aluno no espaço de sala de aula. ... -
O rádio na escola e a construção de cidadania
(2013)Este artigo mostra alguns resultados da construção e uso de uma rádio na escola estadual de Ensino Fundamental Marcelo Gama no município de Restinga Seca no Rio Grande do Sul, como recurso para incrementar a prática ... -
A produção de vídeos como estratégia pedagógica para a construção da identidade dos alunos na educação infantil
(2011)Este artigo apresenta possibilidades através do uso de recursos tecnológicos de ações pedagógicas que promovam a construção da identidade dos alunos das escolas de Educação Infantil do município de Salto do Jacuí/RS. Também ... -
Usando e produzindo vídeos no maternal na Escola Municipal de Educação Infantil APCRIML
(2014-12-19)Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos da pesquisa sobre o uso e produção de vídeos junto a uma turma do maternal da Escola Municipal de Educa-ção Infantil APCRIM do município de Cachoeira do Sul do Rio ... -
O uso de jogos digitais na educação infantil no CEI Casa da Criança: habilidades e competências desenvolvidas
(2011)O presente artigo tem por objetivo descrever o processo e os resultados do estudo que buscou identificar quais habilidades e competências podem ser desenvolvidas através do uso dos jogos educacionais digitais na prática ... -
A importância do uso das mídias e tecnologias para uma educação inclusiva nas salas de recursos multifuncionais
(2013)O presente artigo aborda o uso das mídias e tecnologias na sala de recursos multifuncionais como forma de inclusão. Para problematizar e refletir acerca desta temática, procurando sempre a unidade entre a prática e a teoria ... -
A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática
(2018-12-20)Este trabalho apresenta um estudo de caso, o qual teve por objetivo investigar como o uso de recursos tecnológicos, como o da Plataforma Khan Academy pode auxiliar no processo de aprendizagem de alunos dos Anos Finais ... -
Som e movimento: a expressão corporal de alunos do berçário II através do uso das mídias rádio, tv e vídeo
(2014-12-19)Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos relacionados à expressão corporal, no que tange a sons e movimentos produzidos através do uso e produção das mídias rádio e TV e vídeo, como ferramentas de apoio ... -
"Rio Grande do Sul na tela": trabalhando o cinema na escola com alunos do ensino médio
(2014-12-20)Um filme transmite emoções ao interpretar as imagens, e quando se reflete sobre ele, reconhecendo valores diferentes e iniciando uma análise sobre os próprios sentimen-tos em relação a ele. Este trabalho mostra alguns ... -
Letramento digital: a mídia informática como ferramenta de apoio a construção de conhecimentos de alunos do 4º ano do ensino fundamental
(2014-12-18)Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos da pesquisa sobre letramento digital, realizada através do uso da mídia informática na prática pedagógica de alu-nos de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental do ... -
Uso de smartphones na prática pedagógica de alunos dos anos finais do ensino fundamental na disciplina de Língua Portuguesa no município de Santa Maria
(2017-10-28)O presente artigo aborda o uso de smartphones na prática pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental na disciplina de Língua Portuguesa, com o intuito de que sejam utilizados estes recursos como ferramenta de apoio à ... -
O uso da rádio educativa no ambiente escolar do ensino médio: protagonismo, criatividade e fluência comunicativa
(2018-12-20)Este artigo mostra alguns resultados teórico-práticos do uso da mídia rádio no ambiente escolar como parte do processo educativo do Ensino Médio na Escola Estadual Professora Maria Rocha, na cidade de Santa Maria no Rio ... -
Som, imagem, espaço e movimento: construindo conhecimentos a partir de apropriações e vivências pedagógicas na sala de aula do maternal
(2017-10-27)Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos relativos ao uso integrado de som, imagem, vídeo e texto e seu movimento na construção de conhecimentos junto a alunos de uma turma do maternal de uma escola muni-cipal ... -
O uso das mídias impressa, audiovisual e informática no apoio ao processo de alfabetização de crianças de uma turma do 2º ano do ensino fundamental municipal de Santa Maria, RS
(2017-10-28)Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos do uso das mídias impressas, audiovisual e informática como ferramenta de apoio pedagógico ao processo de alfabetização no espaço da sala de aula de uma turma de ... -
Uso integrado das mídias impressa, TV e vídeo e informática na prática pedagógica de alunos do ensino médio do município de São Martinho da Serra
(2013)O presente artigo aborda o uso integrado das mídias impressas, TV e vídeo e informática na prática pedagógica do Ensino Médio com o intuito de fomentar a construção de conhecimentos sobre a temática estudada. Nesta ...