A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso, o qual teve por objetivo investigar como o uso de
recursos tecnológicos, como o da Plataforma Khan Academy pode auxiliar no processo de
aprendizagem de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental na área de Matemática. Além
disso, destacou-se a importância do desenvolvimento de uma prática pedagógica condizente com a
realidade vivenciada, que explore as potencialidades da TV, vídeos e demais mídias digitais no
contexto escolar. A metodologia dessa pesquisa consistiu em propor a utilização dos objetos de
aprendizagem disponíveis na Khan Academy por um grupo de alunos que já vinham participando das
aulas de reforço da disciplina de matemática por apresentarem dificuldades na assimilação dos
conceitos estudados, ou mesmo por ser necessária à solidificação desses conhecimentos. Entre
outros resultados obtidos relativos à aprendizagem, se pode destacar que essa proposta promoveu
principalmente a autonomia dos alunos, que puderam traçar seus próprios caminhos de
aprendizagem com maior flexibilidade, pois podiam escolher um determinado tema, assistir às aulas e
praticar as atividades de acordo com o seu próprio ritmo e necessidade. E também, ao professor foi
possível acompanhar o desempenho de cada estudante, identificando suas principais dificuldades e
orientado-os quando necessário.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: