Mídias na Educação - EaD
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Mídias na Educação - EaD
Recent Submissions
-
Mobilizando professores do ensino fundamental (1º ao 2º ano) a inserir na rotina recursos tecnológicos de ensino-aprendizagem
(2010-09-15)Não foi possível inserir o resumo -
Informática como recurso pedagógico
(2012-04-10)Este artigo tem como objetivo verificar a importância da utilização das novas tecnologias da comunicação e da informação facilitando o processo de ensino aprendizagem. Para isso, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa ... -
A influência da internet na educação infantil – um estudo de caso
(2019-03-09)O aumento gradativo da tecnologia e das redes virtuais faz com que seja perceptível a acessibilidade da internet pela maioria das pessoas, assim como a influência da internet e das redes sociais no cotidiano das mesmas. ... -
A fotografia como recurso para uma nova visão do universo feminino a partir do poema ‘Receita de mulher’ de Vinicius de Moraes
(2015-01-14)Este artigo é o resultado do trabalho realizado no Colégio Estadual Coronel Pilar, com estudantes do ensino médio, reconstruindo a visão do universo feminino a partir de fotografia. O mote foi o poema “Receita de Mulher” ... -
Os jogos educativos digitais e o ensino da matemática no 5° ano do ensino fundamental
(2013-12-12)Este trabalho apresenta o relato de uma experiência pedagógica em sala de aula em consonância com o laboratório de informática, em que foram utilizados jogos educativos digitais para proporcionar aos alunos o desenvolvimento ... -
Equações do segundo grau e seus gráficos uma proposta com uso do Winplot
(2014-12-19)Este trabalho relata uma experiência de investigação, aliada à utilização do software Winplot para estudo de equações do segundo grau, através da elaboração e observa-ção de seus gráficos e análise dos seus coeficientes ... -
Uma rede social na escola: é possível
(2014-12-18)Este trabalho tem como objetivo contribuir com o letramento digital do aluno através de uma rede social, tornando as aulas de Língua Inglesa mais atraentes e participativas. A rede social Edmodo é a ferramenta usada para ... -
Quilombo digital e inclusão social da comunidade de remanescente de quilombola da Timbaúva
(2014-12-19)No final da década de 90, as políticas de identidades passaram a ser conquistadas através dos grupos étnicos, de gênero, entre outros. A pressão política decorrente destes grupos fez com que os legisladores brasileiros ... -
Os benefícios da leitura na biblioteca escolar
(2014-11-28)Este artigo analisa um projeto de formação do leitor e pesquisador desenvolvido na biblioteca e no laboratório de informática em uma escola de ensino fundamental de Formigueiro, RS. O objetivo do projeto é desenvolver ... -
A gestão das mídias educacionais no contexto escolar da educação pública
(2014-12-20)Este artigo tem como tema a gestão das mídias educacionais no contexto escolar da educação pública. O objetivo principal é refletir sobre a integração das tecnologias e mídias no ambiente escolar e a importância da articulação ... -
O contexto das TICS para a educação especial
(2014-11-21)Pode-se perceber que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes no mundo atual, a sociedade tornou-se dependente dessa utilização a cada local que se vai elas estão presentes. Neste ... -
O ensino de geometria molecular mediado pelas tecnologias de informação e comunicação
(2014-12-20)A química sempre foi eleita pelos estudantes como uma das disciplinas mais difíceis, pois exige muita memorização de conceitos e fórmulas. Com o objetivo de buscar alternativas que minimizassem esse efeito, incorporamos ... -
Uma proposta de inclusão digital para docentes
(2014-12-19)Esta pesquisa se justifica em função daqueles professores que se encontram à margem dos meios tecnológicos utilizados na rotina escolar e na sociedade. O objetivo desta pesquisa foi apresentar uma alternativa de inclusão ... -
A educação frente às novas tecnologias perspectivas e desafios
(2014-12-18)Este artigo de cunho teórico apresenta alguns indicativos e ideias que possam orientar a otimização dessa apropriação por estudantes de educação do nível básico e superior de uma forma em geral. Enfoca o uso da Internet ... -
O uso do software GeoGebra na resolução de problemas no ensino da matemática
(2014-12-18)O artigo apresenta uma proposta voltada ao uso da Metodologia da Resolução de Problemas e uso do Software GeoGebra. O objetivo neste artigo foi mostrar a evolução na aprendizagem dos alunos através de práticas decorrentes ... -
Mídias digitais e utilização de tecnologias móveis na educação da geração Z
(2014-12-18)As mídias digitais estão totalmente inseridas nas atividades diárias da geração Z, geração esta, formada por pessoas nascidas a partir da década de 2000, também conhecidos como nativos digitais (GABRIEL, 2013). Para a ... -
A importância de formatar adequadamente os trabalhos escolares
(2014-12-19)Este trabalho busca expor a importância da formatação adequada dos trabalhos esco-lares, afirmando que a mesma contribui para a compreensão do texto e para uma boa impressão visual do mesmo. O uso ou contato constante com ... -
O uso das mídias no contexto escolar: discussão sobre formação de professores nos curso de Mídias na Educação eTIC’s Aplicadas à Educação da UFSM
(2014-12-19)O presente estudo apresenta uma revisão sistemática dos artigos produzidos nos cursos de Mídias na Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que abordaram a temática ... -
O uso de jogos educacionais com enfoque na gamificação como auxílio no estímulo do gosto pela leitura em crianças da Apae
(2014-12-05)O presente artigo tem como objetivo analisar o interesse para a literatura infantil e o gosto pela leitura em crianças que frequentam a Apae. Através de revisão sistemática da literatura sobre o tema, pretende-se provocar ... -
Utilização de mídias digitais no ensino de fatos fundamentais
(2014-12-19)O artigo proposto objetivou analisar a utilização das mídias digitais e sua importância para o processo de construção do seu conhecimento. Foram desenvolvidas atividades relacionadas à multiplicação utilizando as mídias ...