Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais
Resumo
Este trabalho procurou analisar como os profissionais ligados à educação
Especial, têm desenvolvido o trabalho pedagógico do processo de ensinoaprendizagem
dos alunos com deficiência, em turmas de ensino fundamental, anos
iniciais. Buscou-se conhecer as dificuldades e limitações encontradas pelos
docentes na sua prática pedagógica com alunos especiais e identificar as possíveis
alternativas construídas no enfretamento dessas dificuldades. O trabalho está
dividido em dois capítulos principais, no primeiro destaca-se a inclusão e práticas
educativas, onde se insere a pesquisa bibliográfica (Inclusão Escolar, Práticas
educativas inclusivas e ensino aprendizagem, A Educação Especial e as Políticas
Públicas, A formação continuada de professores numa visão inclusiva) no segundo
capítulo se insere a pesquisa de campo e analise dos dados. Como resultado da
pesquisa, concluiu-se que os profissionais ligados à Educação Especial, precisam
ser valorizados, capacitados, exercer um trabalho integrado com a comunidade
escolar e a família do aluno, tomando novas posições diante do processo de ensinoaprendizagem, adotando práticas pedagógicas mais evoluídas e inclusivas.