dc.contributor.advisor | Costas, Fabiane Adela Tonetto | |
dc.creator | Fontana, Vinícius da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-08-31T12:08:20Z | |
dc.date.available | 2022-08-31T12:08:20Z | |
dc.date.issued | 2022-02-17 | |
dc.date.submitted | 2022-02-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26023 | |
dc.description.abstract | This work presents a study on the development of multiple intelligences in students with learning
difficulties and aimed to identify and understand how the development of multiple intelligences in
students with learning difficulties occurs. For this, a qualitative bibliographic research was carried out.
From then on, works were selected that encompassed the theme of this study and, thus, the analysis
of texts on the Theory of Multiple Intelligences, proposed by Howard Gardner, was initiated. In
addition, articles were considered that brought the area of Learning Disabilities, as well as the role of
the school in the formation of different mental skills. The results demonstrate the need for a school
system that prioritizes the plurality of the whole and the individuality of each student. Finally, it was
concluded that the development of multiple intelligences in students with learning difficulties can
occur, but for that, it is necessary to take measures, such as changing the forms of evaluation and the
offer of continuing education courses. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Inteligências Múltiplas | por |
dc.subject | Habilidades | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Dificuldades de Aprendizagem | por |
dc.title | Alunos com dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento das inteligências múltiplas | por |
dc.title.alternative | STUDENTS WITCH LEARNING DIFFICULTIES AND THE DEVELOPMENT OF MULTIPLE INTELIGENCES | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Educação Especial - Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo sobre o desenvolvimento das inteligências múltiplas em alunos
com dificuldades de aprendizagem e teve como objetivo identificar e compreender como ocorre o
desenvolvimento das inteligências múltiplas em alunos com dificuldades de aprendizagem. Para isso,
realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica, de caráter qualitativo. A partir de então, foram
selecionados trabalhos que englobassem a temática deste estudo e, assim, foi iniciada a análise de
textos sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Howard Gardner. Além disso, foram
ponderados artigos que trouxessem a área das Dificuldades de Aprendizagem, bem como o papel da
escola na formação de diferentes habilidades mentais. Os resultados demonstram a necessidade de
um sistema escolar que priorize a pluralidade do todo e a individualidade de cada aluno. Por fim,
concluiu-se que o desenvolvimento das inteligências múltiplas em alunos com dificuldades de
aprendizagem pode ocorrer, mas para isso, é necessário que sejam tomadas medidas, como a
mudança nas formas de avaliação e a oferta de cursos de formação continuada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |