dc.contributor.advisor | Costas, Fabiane Adela Tonetto | |
dc.creator | Farinha, Janessa Ebling | |
dc.date.accessioned | 2022-08-31T12:08:49Z | |
dc.date.available | 2022-08-31T12:08:49Z | |
dc.date.issued | 2022-02-15 | |
dc.date.submitted | 2022-02-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26024 | |
dc.description.abstract | In Brazil, especifically in 2006, the Program Primeira Infância Melhor – PIM was created by
the Government of Rio Grande do Sul. Later, in the year of 2016, inspired by PIM, the
Federal Government created the Programa Criança Feliz – PCF. Both programs share the aim
to promote the full development of children throughout visits and activities performed with
the child and the family. This paper has the aim to analyse the effects of the Primeira Infância
Melhor and Criança Feliz within the development of a child with autism. The specific aims
are to highlight the work of intersectionality along with full attention as support and
information on the spheres of social assistance, health and education; to describe and to
analyse aspects of the development of the child during the interventions; to discuss the
importance of the programs to early stimulation and identification of risk factors. This is a
qualitative research made by a documental analysis. The analyzed documents originated from
the programs and were filled out in before, during and after the mediation performed with the
child by a visitor. The results allow us to observe a significant improvement in development,
most in the socio-affective and cognitive areas, and in social relationships with the family and
the visitor. Thereby, it is possible to notice the importance that the programs implementation
represents in terms of the child’s full development promotion, besides the fortification of the
family bond, information and rights access. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Programa Primeira Infância Melhor | por |
dc.subject | Programa Criança Feliz | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.title | Os programas governamentais de incentivo à primeira infância e seus efeitos para uma criança com autismo | por |
dc.title.alternative | The governmental programs of encouragement to early childhood and its effects in an autistic child | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Educação Especial - Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | No Brasil, em 2006, foi criado o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), pelo Governo do
Estado do Rio Grande do Sul. Posteriormente, no ano de 2016, inspirado no PIM, o Governo
Federal criou o Programa Criança Feliz (PCF). Ambos os Programas têm como objetivo a
promoção do Desenvolvimento Integral da criança, através de visitas domiciliares e atividades
realizadas com a criança e a família. O presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos
do PIM e do PCF para o desenvolvimento de uma criança com autismo e, em específico,
objetiva: i) destacar a relação de intersetorialidade e atenção integral, como suporte e
informação nos âmbitos da assistência social, saúde e educação; ii) descrever e analisar
aspectos do desenvolvimento da criança durante as intervenções; e iii) discorrer sobre a
importância dos programas para a estimulação precoce e a identificação de fatores de risco. A
pesquisa possui uma abordagem qualitativa e realiza uma análise documental. Os documentos
analisados originam-se dos programas e foram preenchidos antes, durante e depois dos
acompanhamentos realizados com a criança, por meio de uma visitadora. Os resultados
permitem observar uma significativa melhora, tanto nas questões de desenvolvimento,
principalmente nas áreas cognitivas e socioafetivas, quanto nas relações sociais da criança
com a família e com a própria visitadora. Desse modo, percebe-se a importância que a
implementação desses programas representa em termos de promoção do desenvolvimento
integral da criança, além do fortalecimento de vínculo familiar, acesso à informação e a
direitos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |