Desenvolvimento do planejamento da necessidade de materiais para uma empresa fornecedora de insumos para máquinas de bebidas preparadas
Visualizar/ Abrir
Data
2016-12-02Autor
Alessio Junior, Celso Sarzi
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Atualmente, com a competitividade entre as empresas extremamente rigorosa, toda organização busca um estágio em que a demanda por seus produtos cresça de forma acentuada, entretanto, o aumento do consumo gera dificuldades para reabastecer seus estoques e atender as necessidades dos clientes. Baseado em situações como essas, a metodologia de planejamento da necessidade de materiais (MRP) busca instrumentalizar as empresas para tomada de decisão gerencial na gestão de estoque e demanda. O objetivo geral deste trabalho é aplicar a metodologia do MRP em uma empresa fornecedora de insumos para máquina de bebidas preparadas, elaborando uma abordagem mais estruturada nas decisões de compras de insumos que garantam o atendimento das necessidades dos clientes, sem acumular um grande valor de capital em estoques de insumos, levando em consideração os diversos fatores de ruído da cadeia de suprimentos. Para concretização do objetivo geral, esse estudo estabelece diversos parâmetros como classificação ABC, definição do nível de confiança dos fornecedores, estoque de segurança, ao final, a comparação dos resultados do método com os históricos da empresa, mostrando uma redução significativa no capital imobilizado.