Análise da penetração dos veículos elétricos no sistema de distribuição considerando curvas de carga de consumidores residenciais
Abstract
Pesquisas apontam que o mercado de Veículos Elétricos (VEs) deve crescer muito nos próximos anos. Os VEs são uma forma de oferecer aos consumidores maior economia e menor poluição, reduzindo a taxa de emissão de gases. O VE não é exclusivamente uma questão de sustentabilidade. Considerando seus gastos, a economia também é muito relevante. Os VEs necessitam de energia elétrica para recarregar suas baterias. Essa energia é suprida pela rede elétrica, e caso haja um grande número de VEs solicitando recarga ao mesmo tempo, é possível que haja uma sobrecarga no Sistema de Distribuição. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar curvas de cargas residenciais com o aumento da carga ocasionado pela demanda dos VEs. Essa abordagem levará em conta a potência do VE a ser analisado, a frequência de carregamento, e o tipo de carregamento, determinando a curva de carga do VE utilizando o Método de Monte Carlo (MMC). A partir das curvas de carga residencial e do VE, será gerada uma nova curva de carga residencial. Também será analisado pelo MMC uma penetração dos VEs, e assim determinar uma nova curva de carga típica para consumidores residenciais com VEs. Após a aplicação da metodologia proposta, é realizado o estudo dos cenários abordados no trabalho, e conclui-se que a recarga coordenada evita um aumento significativo da demanda no horário de ponta, e esse aumento pode gerar uma sobrecarga no sistema. Observando a curva de carga típica, conclui-se que a essa curva dependerá das tarifas que as unidades consumidoras estão enquadradas.
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