dc.contributor.advisor | Caleffi, Felipe | |
dc.creator | Souza, Mateus Tonellotto de | |
dc.date.accessioned | 2022-09-01T18:20:25Z | |
dc.date.available | 2022-09-01T18:20:25Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26055 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia de Transportes e Logística, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | The policies to encourage the use of motor vehicles adopted, mainly in the last 4 decades of the twentieth century, brought significant problems to people living in urban areas. The problems that most gain notoriety for the proportion and complexity of being solved are: impaired urban mobility, especially in large cities, excess emission of greenhouse gases, large number of accidents. To mitigate this situation, some initiatives have been adopted to encourage the use of public transport and non-motorized vehicles. Among these initiatives, Law 12,587 of 3 January 2012 stands out, which establishes guidelines for the elaboration of urban mobility plans for cities aimed at the use of public transport and non-motorized vehicles. However, so that the adherence of the proposed by these initiatives does not become future problems, it is necessary, in addition to encouraging people to exchange individual motorized vehicle trips for other sustainable means of transport, such as bicycles, also provide conditions for the realization of safe and comfortable travel. So, the present work, aiming at the comfort and safety of Cachoeira do Sul cyclists - city localized in center of Rio Grande do Sul - conducts a research to analyze which is the most suitable cycling infrastructure for cyclists in the city. The research is based on data collection criteria chosen from the bibliographic search. The criteria selected to be measured were: traffic volume, motor vehicle speed, vehicle traffic composition, road geometry and topography. The routes considered for the realization were street Julio de Castilho, part of Avenida Brasil. The study on these streets took place because they have the greatest potential to generate trips in the city, as they are located in areas with a considerable number of commercial establishments, schools nearby, supermarkets, industries. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | bicicleta | por |
dc.subject | mobilidade urbana | por |
dc.subject | infraestrutura cicloviária | por |
dc.subject | bicycle | eng |
dc.subject | urban mobility | eng |
dc.subject | bicycle infrastructure | eng |
dc.title | Avaliação de critérios para implantação de infraestrutura viária para ciclistas na cidade de Cachoeira do Sul | por |
dc.title.alternative | Evaluation of criteria for implementing road infrastructure for cyclists in the city of Cachoeira do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Engenharia de Transportes e Logística | por |
dc.description.resumo | As políticas de incentivo ao uso de veículos motorizados adotadas, principalmente nas últimas 4 décadas do século XX, trouxeram problemas significativos para as pessoas que vivem em áreas urbanas. Os problemas que mais ganham notoriedade pela proporção e complexidade de serem resolvidos são: mobilidade urbana prejudicada, principalmente nas grandes cidades, excesso de emissão de gases de efeito estufa, grande número de acidentes. Para atenuar essa situação, algumas iniciativas vêm sendo adotadas para incentivar o uso de transporte coletivo e veículos não motorizados. Tem destaque entre essas iniciativas a Lei Federal n° 12.587, de 3 de janeiro de 2012, a qual institui diretrizes para elaboração dos planos de mobilidade urbana das cidades voltados para o uso de transporte coletivo e veículos não motorizados. Contudo, para que a adesão do proposto por essas iniciativas não se torne futuros problemas, é necessário, além de incentivar as pessoas a trocarem viagens de veículos individuais motorizados por outros meios de transportes sustentáveis, como a bicicleta, também proporcionar condições para a realização de viagens seguras e confortáveis. Então, o presente trabalho, visando o conforto e a segurança dos ciclistas de Cachoeira do Sul - cidade localizada no Centro do Rio Grande do Sul - realiza uma pesquisa para analisar qual é a infraestrutura cicloviária mais adequada para os ciclistas da cidade. A pesquisa baseia-se no levantamento de dados dos critérios escolhidos a partir da pesquisa bibliográfica. Os critérios selecionados para serem aferidos foram: volume de tráfego, velocidade dos veículos motorizados, composição do tráfego de veículos, geometria da via e topografia. As vias consideradas para fazer a pesquisa foram Rua Júlio de Castilho, parte da Avenida Brasil. A realização do estudo nessas ruas se deu porque têm maior potencial de gerar viagens na cidade, pois se localizam em áreas com número considerável de estabelecimentos comerciais, escolas nas proximidades, supermercados, indústrias, etc. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Cachoeira do Sul | por |