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dc.contributor.advisorKirchhof, Larissa Degliuomini
dc.creatorRenosto, Amanda Furlin
dc.date.accessioned2022-09-01T18:37:46Z
dc.date.available2022-09-01T18:37:46Z
dc.date.issued2022-08-22
dc.date.submitted2022-08-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26062
dc.description.abstractThe structural masonry is a construction system strongly used in Brazil because it presents itself as a more economical and rationalized alternative to combat the growing housing shortage. Despite its importance in the construction scenario, there is still no national standardization concerning the design of structural masonry in fire situations, so that the São Paulo State Fire Department recommends the use of international standards such as the european standard Eurocode 6 - Design of masonry structures - Part 1-2: General rules - Structural fire design (2005). In this exceptional condition, that is, of high temperature, it is necessary that the structural elements remain supporting the loads to which they were designed for a certain period of time in order to allow the rescue and safety of human lives. Thus, the present work aims to present a calculation script to the fire design of first floor walls of a four-storey masonry building, by applying the tabular method proposed in Eurocode 6 Part 1-2:2005, in order to obtain the minimum thickness of the masonry wall, according to the Required Time of Fire Resistance (TRRF). The results obtained showed that, considering the REI criterion and TRRF = 60 min, all the walls of the first floor comply by the minimum thickness ranges specified by Eurocode 6 Part 1-2:2005, being assured, thus, its fire resistance to the chosen TRRF.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectstructural masonryeng
dc.subjectfireeng
dc.subjectdesigneng
dc.subjectEurocodeeng
dc.subjectloadbearing wallseng
dc.subjectalvenaria estruturalpor
dc.subjectincêndiopor
dc.subjectdimensionamentopor
dc.subjecteurocodepor
dc.subjectparedes estruturaispor
dc.titleDimensionamento de paredes de alvenaria estrutural em situação de incêndio pelo método tabular do Eurocode 6 partpor
dc.title.alternativeDesign of structural mansory walls in fire by using tabular method of Eurocode 6 part 1-2:2005eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoA alvenaria estrutural é um sistema construtivo fortemente utilizado no Brasil por se apresentar como uma alternativa mais econômica e racionalizada para combater o déficit habitacional crescente. Apesar de sua importância no cenário construtivo, ainda não se possui uma normatização nacional referente ao dimensionamento da alvenaria estrutural em situação de incêndio, de forma que o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, recomenda a utilização de normas internacionais como a norma europeia Eurocode 6 – Design of masonry structures - Part 1-2: General rules – Structural fire design (2005). Nessa condição excepcional, ou seja, de elevada temperatura, é necessário que os elementos estruturais mantenham-se suportando as cargas aos quais foram projetados por um determinado período de tempo a fim de possibilitarem o resgate e a segurança das vidas humanas. Dessa forma, o presente trabalho visa apresentar um roteiro de cálculo para dimensionar, em situação de incêndio, paredes do pavimento térreo de um edifício modelo de quatro pavimentos, executado em alvenaria estrutural, a partir da aplicação do método tabular proposto no Eurocode 6 Part 1-2:2005, com vistas a se obter a espessura mínima necessária da parede de alvenaria, de acordo com o Tempo Requerido de Resistência ao Fogo (TRRF). Os resultados obtidos mostraram que, considerando o critério REI e TRRF = 60 min, todas as paredes do pavimento térreo atenderam os intervalos de espessuras mínimas especificadas pelo Eurocode 6 Part 1-2:2005, estando assegurada, dessa forma, sua resistência ao fogo ao TRRF escolhido.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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