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dc.contributor.advisorFim Alberti, Taís
dc.creatorColetto, Jéssica dos Passos
dc.date.accessioned2022-09-05T17:18:39Z
dc.date.available2022-09-05T17:18:39Z
dc.date.issued2022-08-12
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationCOLETTO,J. dos P. Assexualidade e diversidade sexual: percepções de pessoas assexuais acerca de sua educação sexual escolar. 2022. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26090
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2022.por
dc.description.abstractAsexuality can be defined as a spectrum in which individuals do not experience sexual attraction, or feel attraction infrequently and/or under specific circumstances. This work considers asexuality as a sexual orientation since this is the prevailing perspective among asexual individuals and a way of legitimizing their political struggle. In an effort to intersect asexuality with education, this research concentrates on school sex education. The reason for this choice is that the school is one of the main spaces for socialization, allowing students to learn how they see themselves and are seen by the world, as well as the personal differences between them. To understand how school sex education takes place in the country, we discuss national guidelines that regulate Brazilian school curricula. Therefore, the current study searched the literature on sexual diversity aimed at the teaching of sex education, which concerns the different forms of expression of sexuality, affections, and identities. Given this, the goal is to understand how asexual people experienced their sexual education process in the school environment. This qualitative research had as participants ten people who self-identify as asexual and who answered an online survey about asexuality and sex education. In our findings, it is shown that school sex education did not cover the needs of asexual people, such as the differentiation between sexual and amorous attraction, and that asexuality was never even mentioned in these environments. The sex education that the participants had contact with had a biological and heteronormative bias, thus excluding any perspective of interdisciplinarity or sexual diversity. Participants indicated that it would be necessary to include in their educational process discussions about asexuality, sexual diversity, consent, knowledge about their own bodies, and other nuances not only about asexuality. Furthermore, it appears that the relationship between peers in the school environment during adolescence is an important factor in the asexual-sexual differentiation. Also, that the lack of knowledge about asexuality during this period can make some people more susceptible to performing sexual acts that they are not comfortable with, plus feel as if something is wrong with them. Finally, with this study, we expect to promote the visibility of asexuality and its normalization, and help build a more inclusive education based on respect for sexual diversityeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAssexualidadepor
dc.subjectEducação sexualpor
dc.subjectDiversidade sexualpor
dc.subjectDiversidade sexualeng
dc.subjectSex educationeng
dc.subjectSexual diversity.eng
dc.titleAssexualidade e diversidade sexual: percepções de pessoas assexuais acerca de sua educação sexual escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologiapor
dc.description.resumoA assexualidade pode ser definida como um espectro no qual os indivíduos não experienciam atração sexual, ou sentem atração com baixa frequência e/ou sob circunstâncias específicas. Este trabalho considera a assexualidade como uma orientação sexual, em decorrência de esta ser a perspectiva prevalente entre indivíduos assexuais e ser uma forma de legitimar sua luta política. Ao buscar interseccionar a assexualidade com a educação, esta pesquisa volta seus olhos para a educação sexual escolar, em razão da escola ser um dos principais espaços de socialização, proporcionando que os alunos descubram como se vêem e são vistos pelo mundo, assim como, as diferenças pessoais entre eles. A fim de compreender como a educação sexual escolar ocorre no país, buscou-se discorrer sobre documentos nacionais que norteiam os currículos escolares brasileiros. O presente estudo propôs, então, buscar a literatura sobre a perspectiva da diversidade sexual para o ensino em educação sexual, a qual diz respeito às diferentes formas de expressões da sexualidade, afetividades e identidades. Frente a isto, se tem como objetivo compreender como pessoas assexuais experienciaram seu processo de educação sexual no ambiente escolar. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como participantes 10 pessoas que se autoidentificam como assexuais e que responderam a um questionário online sobre assexualidade e educação sexual. Como resultados, indica-se que a educação sexual escolar não abarcou as necessidades de pessoas assexuais, tal como a diferenciação entre atração sexual e amorosa, e que a assexualidade nunca chegou a ser mencionada nesses ambientes. A educação sexual dos participantes teve um viés biologicista e heteronormativo, assim excluindo qualquer perspectiva de trabalho interdisciplinar ou sobre diversidade sexual. Os participantes indicaram que seria necessário incluir em seu processo educativo discussões sobre assexualidade, diversidade sexual, consentimento, conhecimento sobre o próprio corpo e outras nuances pertinentes não apenas à assexualidade. Ainda, constata-se que a relação entre pares no ambiente escolar no período da adolescência é um fator importante no processo de diferenciação assexual-sexual. Além disso, a falta de conhecimento sobre a assexualidade nesse período pode fazer com que algumas pessoas sejam mais suscetíveis a realizarem atos sexuais com os quais não se sintam confortáveis e, também, sintam como se algo estivesse errado consigo. Com este estudo, espera-se promover a visibilidade da assexualidade, a sua normalização e auxiliar na construção de uma educação mais inclusiva pautada no respeito à diversidade sexualpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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