dc.contributor.advisor | Fim Alberti, Taís | |
dc.creator | Coletto, Jéssica dos Passos | |
dc.date.accessioned | 2022-09-05T17:18:39Z | |
dc.date.available | 2022-09-05T17:18:39Z | |
dc.date.issued | 2022-08-12 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | COLETTO,J. dos P. Assexualidade e diversidade sexual: percepções de pessoas assexuais acerca de sua educação sexual escolar. 2022. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26090 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Asexuality can be defined as a spectrum in which individuals do not experience sexual
attraction, or feel attraction infrequently and/or under specific circumstances. This work
considers asexuality as a sexual orientation since this is the prevailing perspective among
asexual individuals and a way of legitimizing their political struggle. In an effort to intersect
asexuality with education, this research concentrates on school sex education. The reason for
this choice is that the school is one of the main spaces for socialization, allowing students to
learn how they see themselves and are seen by the world, as well as the personal differences
between them. To understand how school sex education takes place in the country, we discuss
national guidelines that regulate Brazilian school curricula. Therefore, the current study
searched the literature on sexual diversity aimed at the teaching of sex education, which
concerns the different forms of expression of sexuality, affections, and identities. Given this,
the goal is to understand how asexual people experienced their sexual education process in the
school environment. This qualitative research had as participants ten people who self-identify
as asexual and who answered an online survey about asexuality and sex education. In our
findings, it is shown that school sex education did not cover the needs of asexual people, such
as the differentiation between sexual and amorous attraction, and that asexuality was never
even mentioned in these environments. The sex education that the participants had contact
with had a biological and heteronormative bias, thus excluding any perspective of
interdisciplinarity or sexual diversity. Participants indicated that it would be necessary to
include in their educational process discussions about asexuality, sexual diversity, consent,
knowledge about their own bodies, and other nuances not only about asexuality. Furthermore,
it appears that the relationship between peers in the school environment during adolescence is
an important factor in the asexual-sexual differentiation. Also, that the lack of knowledge
about asexuality during this period can make some people more susceptible to performing
sexual acts that they are not comfortable with, plus feel as if something is wrong with them.
Finally, with this study, we expect to promote the visibility of asexuality and its
normalization, and help build a more inclusive education based on respect for sexual diversity | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Assexualidade | por |
dc.subject | Educação sexual | por |
dc.subject | Diversidade sexual | por |
dc.subject | Diversidade sexual | eng |
dc.subject | Sex education | eng |
dc.subject | Sexual diversity. | eng |
dc.title | Assexualidade e diversidade sexual: percepções de pessoas assexuais acerca de sua educação sexual escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Psicologia | por |
dc.description.resumo | A assexualidade pode ser definida como um espectro no qual os indivíduos não experienciam
atração sexual, ou sentem atração com baixa frequência e/ou sob circunstâncias específicas.
Este trabalho considera a assexualidade como uma orientação sexual, em decorrência de esta
ser a perspectiva prevalente entre indivíduos assexuais e ser uma forma de legitimar sua luta
política. Ao buscar interseccionar a assexualidade com a educação, esta pesquisa volta seus
olhos para a educação sexual escolar, em razão da escola ser um dos principais espaços de
socialização, proporcionando que os alunos descubram como se vêem e são vistos pelo
mundo, assim como, as diferenças pessoais entre eles. A fim de compreender como a
educação sexual escolar ocorre no país, buscou-se discorrer sobre documentos nacionais que
norteiam os currículos escolares brasileiros. O presente estudo propôs, então, buscar a
literatura sobre a perspectiva da diversidade sexual para o ensino em educação sexual, a qual
diz respeito às diferentes formas de expressões da sexualidade, afetividades e identidades.
Frente a isto, se tem como objetivo compreender como pessoas assexuais experienciaram seu
processo de educação sexual no ambiente escolar. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve
como participantes 10 pessoas que se autoidentificam como assexuais e que responderam a
um questionário online sobre assexualidade e educação sexual. Como resultados, indica-se
que a educação sexual escolar não abarcou as necessidades de pessoas assexuais, tal como a
diferenciação entre atração sexual e amorosa, e que a assexualidade nunca chegou a ser
mencionada nesses ambientes. A educação sexual dos participantes teve um viés biologicista
e heteronormativo, assim excluindo qualquer perspectiva de trabalho interdisciplinar ou sobre
diversidade sexual. Os participantes indicaram que seria necessário incluir em seu processo
educativo discussões sobre assexualidade, diversidade sexual, consentimento, conhecimento
sobre o próprio corpo e outras nuances pertinentes não apenas à assexualidade. Ainda,
constata-se que a relação entre pares no ambiente escolar no período da adolescência é um
fator importante no processo de diferenciação assexual-sexual. Além disso, a falta de
conhecimento sobre a assexualidade nesse período pode fazer com que algumas pessoas
sejam mais suscetíveis a realizarem atos sexuais com os quais não se sintam confortáveis e,
também, sintam como se algo estivesse errado consigo. Com este estudo, espera-se promover
a visibilidade da assexualidade, a sua normalização e auxiliar na construção de uma educação
mais inclusiva pautada no respeito à diversidade sexual | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |