Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Carlos Eduardo de
dc.creatorMaran, Ana Luiza de Souza
dc.date.accessioned2022-09-05T17:25:08Z
dc.date.available2022-09-05T17:25:08Z
dc.date.issued2021-02-08
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationMARAN, A. L. S. Procedimento multidisciplinar de análise de tensões em componentes estruturais de asas de RPAs. 2021.95 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26094
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2021.por
dc.description.abstractRemotely piloted aircraft, RPA, have a growing variety of applications over the past decades. During flight, such aircrafts are subjected to distributed aerodynamic loads that act on the aerodinamic center, respectively, lift, drag and pitching moment. The present study offers a methodology for structural stress analysis of RPA’s wings components under distributed aerodynamic loads in critical flight conditions. Therefore, a routine was built using Matlab to build the combined envelope of gust and maneuvers, to identify the critical flight conditions and to distribute the aerodinamic loads, partially automated. Also, a procedure was developed for the replacement of the distributed loads for concentrated loads automatically generated in a Python routine. Once the pre-process of the study model is completed (an RPA designed for Aerodesign) using the graphical interface of finite element software ABAQUS/CAE, the routine in Python is reproduced in its programming interface, and a static analysis is requested. Finally, during post-processing, the maximum and minimum stresses acting on the structural components of the half-wing are evaluated according to the failure criterion of the Maximum Normal Stress for anisotropic fragile materials.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAerodinâmicapor
dc.subjectAsaspor
dc.subjectAutomatizaçãopor
dc.subjectCargas aerodinâmicaspor
dc.subjectElementos finitospor
dc.subjectEstruturaspor
dc.subjectProcedimentospor
dc.subjectTensõespor
dc.subjectAerodynamicseng
dc.subjectAerodynamic loadseng
dc.subjectAutomationeng
dc.subjectFinite elementseng
dc.subjectProcedureseng
dc.subjectStresseng
dc.subjectStructureseng
dc.subjectWingseng
dc.titleProcedimento multidisciplinar de análise de tensões em componentes estruturais de asas de RPAspor
dc.title.alternativeMultidisciplinary procedure for stress analysis in structural components of RPA wingseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Aeroespacialpor
dc.description.resumoAs aeronaves remotamente pilotadas, ou RPAs, apresentam aplicações diversas e crescentes ao longo das últimas décadas. Durante o voo, tais aeronaves estão sujeitas a cargas aerodinâmicas distribuídas atuando sobre o centro aerodinâmico, respectivamente, forças de sustentação, de arrasto e momento de arfagem. Esse trabalho propõe uma metodologia de análise de tensões de componentes estruturais de asas de RPAs sob carregamentos aerodinâmicos distribuídos em condições críticas de voo. Para tanto, constrói-se uma rotina em Matlab para construção do envelope combinado de manobras e rajadas, identificação das condições críticas de voo e distribuição de cargas aerodinâmicas, parcialmente automatizada. Também desenvolve-se um procedimento para a substituição dos carregamentos distribuídos por cargas concentradas, geradas automaticamente em uma rotina em Python. Concluído o pré-processamento do modelo de estudo (uma RPA projetada para o Aerodesign) na interface gráfica do software de elementos finitos ABAQUS/CAE, reproduz-se a rotina em Python em sua interface de programação e solicita-se uma análise estática. Finalmente, durante o pós-processamento, avaliam-se as tensões máximas e mínimas nos componentes estruturais da semi-asa de acordo com o critério de falha da Tensão Normal Máxima para materiais frágeis anisotrópicos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto