dc.contributor.advisor | Souza, Carlos Eduardo de | |
dc.creator | Maran, Ana Luiza de Souza | |
dc.date.accessioned | 2022-09-05T17:25:08Z | |
dc.date.available | 2022-09-05T17:25:08Z | |
dc.date.issued | 2021-02-08 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.citation | MARAN, A. L. S. Procedimento multidisciplinar de análise de tensões em componentes estruturais de asas de RPAs. 2021.95 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26094 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | Remotely piloted aircraft, RPA, have a growing variety of applications over the past decades. During flight, such aircrafts are subjected to distributed aerodynamic loads that act on the aerodinamic center, respectively, lift, drag and pitching moment. The present study offers a methodology for structural stress analysis of RPA’s wings components under distributed aerodynamic loads in critical flight conditions. Therefore, a routine was built using
Matlab to build the combined envelope of gust and maneuvers, to identify the critical flight conditions and to distribute the aerodinamic loads, partially automated. Also, a procedure was developed for the replacement of the distributed loads for concentrated loads automatically generated in a Python routine. Once the pre-process of the study model is completed (an RPA designed for Aerodesign) using the graphical interface of finite element software ABAQUS/CAE, the routine in Python is reproduced in its programming interface, and a static analysis is requested. Finally, during post-processing, the maximum and minimum stresses acting on the structural components of the half-wing are evaluated according to the failure criterion of the Maximum Normal Stress for anisotropic fragile materials. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aerodinâmica | por |
dc.subject | Asas | por |
dc.subject | Automatização | por |
dc.subject | Cargas aerodinâmicas | por |
dc.subject | Elementos finitos | por |
dc.subject | Estruturas | por |
dc.subject | Procedimentos | por |
dc.subject | Tensões | por |
dc.subject | Aerodynamics | eng |
dc.subject | Aerodynamic loads | eng |
dc.subject | Automation | eng |
dc.subject | Finite elements | eng |
dc.subject | Procedures | eng |
dc.subject | Stress | eng |
dc.subject | Structures | eng |
dc.subject | Wings | eng |
dc.title | Procedimento multidisciplinar de análise de tensões em componentes estruturais de asas de RPAs | por |
dc.title.alternative | Multidisciplinary procedure for stress analysis in structural components of RPA wings | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Aeroespacial | por |
dc.description.resumo | As aeronaves remotamente pilotadas, ou RPAs, apresentam aplicações diversas e crescentes ao longo das últimas décadas. Durante o voo, tais aeronaves estão sujeitas a cargas aerodinâmicas distribuídas atuando sobre o centro aerodinâmico, respectivamente, forças de sustentação, de arrasto e momento de arfagem. Esse trabalho propõe uma metodologia de análise de tensões de componentes estruturais de asas de RPAs sob carregamentos aerodinâmicos distribuídos em condições críticas de voo. Para tanto, constrói-se uma rotina em Matlab para construção do envelope combinado de manobras e rajadas, identificação das condições críticas de voo e distribuição de cargas aerodinâmicas, parcialmente automatizada. Também desenvolve-se um procedimento para a substituição dos carregamentos distribuídos por cargas concentradas, geradas automaticamente em uma rotina em Python. Concluído o pré-processamento do modelo de estudo (uma RPA projetada para o
Aerodesign) na interface gráfica do software de elementos finitos ABAQUS/CAE, reproduz-se a rotina em Python em sua interface de programação e solicita-se uma análise estática. Finalmente, durante o pós-processamento, avaliam-se as tensões máximas e mínimas nos componentes estruturais da semi-asa de acordo com o critério de falha da Tensão Normal Máxima para materiais frágeis anisotrópicos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |